Dia Internacional para a Redução de Catástrofes foi assinalado pelo Município
18.10.2017
Assinalou-se no dia 13 de outubro o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.
Esta efeméride, estabelecida pela Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes da Organização das Nações Unidas, é uma forma de promover uma cultura global de redução do risco destes fenómenos, designadamente mediante atividades de prevenção, mitigação e preparação.
Este é também um dia para celebrar a forma como os cidadãos estão a contribuir para reduzir o risco de ocorrência destes fenómenos, assim como para incentivar toda a sociedade a fazer parte dos esforços para tornar as cidades mais resilientes.
Para a comemoração deste dia, o Município, por meio do Serviço Municipal de Proteção Civil, organizou uma conferência onde estiveram presentes 125 alunos dos 10.º e 11.º anos de escolaridade, com o intuito de sensibilizar para as questões das alterações climáticas e para a prevenção, mitigação e preparação de catástrofes, na qual foram discutidos vários assuntos sobre os respetivos temas.
Simultaneamente o Município associou-se também à Autoridade Nacional de Proteção Civil, que em parceria com diversas entidades parceiras, públicas e privadas, dinamizou o exercício nacional “A TERRA TREME”. Este exercício visou sensibilizar as diferentes comunidades para a preparação e autoproteção para o risco sísmico, convidando a população a efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar; Proteger e Aguardar.