Dia Nacional das Linhas de Torres tem estado a ser comemorado

23.10.2024

Imagem da entrega à Pró-Memória do Prémio Wellington Honor de 2024 relativo à categoria de Cultura e Criatividade

O Dia Nacional das Linhas de Torres (20 de outubro), uma efeméride instituída pela Assembleia da República em 2014, como homenagem à resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar no contexto da terceira invasão francesa a Portugal, tem estado a ser comemorado.

Nesse âmbito a Rota Histórica das Linhas de Torres está a dinamizar durante o corrente mês de outubro um vasto conjunto de atividades no território dos seis municípios que a integram (Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), sendo de realçar, a esse propósito, a cerimónia oficial do Dia Nacional das Linhas de Torres, que se realizou este domingo, dia 20 de outubro, no Cine-Teatro do Sobral de Monte Agraço. Na ocasião foram entregues mais uma vez os Prémios Wellington Honor, tendo o Prémio Wellington Honor de 2024 relativo à categoria de Cultura e Criatividade sido atribuído à Pró-Memória - Associação Cultural e Etnológica de A-dos-Cunhados, o qual foi, de resto, refira-se, entregue pela vereadora da Câmara Municipal, Ana Umbelino, enquanto vice-presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres. Aquele reconhecimento concedido à Pró-Memória deve-se ao notável trabalho realizado por esta associação na preservação e divulgação do património local, nomeadamente das Linhas de Torres, com a recolha de memória imaterial da época das invasões napoleónicas e a participação ativa em eventos de recreação, bem como na promoção da cultura.

Uma referência também para atividades que foram realizadas no Concelho no âmbito das comemorações deste ano do Dia Nacional das Linhas de Torres: sessões de ginástica sénior em grupo no Convento da Graça que foram seguidas de visitas ao Museu Municipal; e uma oficina criativa de construção de espantalhos e uma atividade educativa e prática sobre plantas e as suas aplicações para primeiros socorros, no Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras.

Recorde-se que as Linhas de Torres foram construídas entre 1809 e 1810 a norte de Lisboa no contexto da Guerra Peninsular com intuito de impedir a tomada da capital portuguesa pelo exército napoleónico, constituindo-se como o sistema defensivo mais económico e eficaz da História militar da Europa. Mais informação sobre esta temática pode ser consultada no site da Rota Histórica das Linhas de Torres.

Última atualização: 23.10.2024 - 17:22 horas