Dias mundiais do Ambiente e Oceanos assinalados

11.06.2014

O Ambiente e os Oceanos foram comemorados no início de junho pela Câmara Municipal com um conjunto de atividades.

A construção de uma mensagem humana na Praia de Santa Cruz-Centro, no dia 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos), de forma a se celebrar os 25 anos da Bandeira Azul nesta zona balnear, foi o culminar desta iniciativa, que teve ainda outros pontos altos.

Um desses foi as ações de limpeza costeira realizadas no dia 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente): a Costa Viva, em parceria com o Espeleo Clube de Torres Vedras, no decorrer da qual 221 alunos de cinco escolas do concelho (Escola Básica 2/3 do Maxial,  Escola Básica 2/3 da Freiria, Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, Escola de Serviços e Comércio do Oeste e Externato de Penafirme) recolheram 440 kg de resíduos na Praia Azul, no Pinhal do Seixo e em Santa Rita; e uma outra, levada a cabo com a Surfrider Foundation, por meio da qual 58 alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de São Pedro da Cadeira recolheram 90 kgs de resíduos na Praia da Foz do Sizandro.

Outro ponto alto desta Semana do Ambiente e dos Oceanos foi a exibição de filmes relacionados com a temática ambiental nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Educação Ambiental. Neste primeiro dia foram exibidos filmes do Surf Films Roadshow - Killing Waves, do português Carlos Carneiro (que venceu em 2013 este festival na categoria “Sustentabilidade”, o qual aborda a organização britânica Surfers Against Sewage, tendo o seu projeto sido financiado pela marca TOM´s), e North of the Sun (que retrata a estadia de nove meses dos surfistas Inge Wegge e Jørn Ranum numa fria baía norueguesa) -, o que foi antecedido da palestra “Contributos da Educação Ambiental para os Desafios do Litoral”, orientada por José Carlos Ferreira (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa). No dia seguinte foram exibidos filmes relativos a trabalhos vencedores de um concurso alusivo à Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável que envolveu os municípios de Torres Vedras e Cascais, o qual teve como tema “A Água que nos Une” (realizados por alunos da turma 6.º A da Escola O Mundo da Criança e por alunos do 9.º ano da Escola Básica 2/3 da Freiria), bem como uma animação produzida no âmbito do Projeto MARLISCO (cujos principais objetivos são aumentar a consciência sobre as consequências do comportamento da sociedade em relação à produção de resíduos e gestão dos sistemas sócio ecológicos marinhos), e o documentário britânico Plastic Shores, de Eduard Scott-Clarke.

Para além destas ações, a Semana do Ambiente e dos Oceanos incluiu ainda atividades lúdico-pedagógicas no Parque Verde da Várzea: uma no dia 3 de junho, destinada a alunos do concelho de Torres Vedras e Cascais que participaram no referido concurso; e no dia seguinte, O Grande Desafio do Ambiente, em que participaram 183 alunos (da Escola Básica do 1.º Ciclo de Torres Vedras, da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Conquinha e do Centro Educativo do Barro), que realizaram jogos e provas relacionados com a temática da importância da preservação do ambiente. No dia 7 de junho houve ainda um ateliê de sensibilização para os problemas da poluição nos oceanos, destinado a crianças, no Centro de Educação Ambiental.

Proteja também o Ambiente e os Oceanos!

Última atualização: 18.06.2020 - 19:24 horas