Dispositivo salva-vidas Totem-OneUP instalado na Praia Formosa

24.07.2024

O Município de Torres Vedras venceu o concurso “OneUP”, promovido pelo Programa Bandeira Azul com o apoio da Tecniquitel, cujo prémio foi um Totem-OneUP, instalado na Praia Formosa.

A cerimónia de entrega deste prémio realizou-se hoje, dia 24 de julho, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que destacou a importância deste dispositivo salva-vidas, que dispõe de comunicações telefónicas para os serviços de emergência e de três boias salva-vidas OneUP, sobretudo nos períodos em que não está garantida a presença de nadadores salvadores.

A cerimónia contou também com a presença de representantes da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e da Tecniquitel, bem como da Capitania do Porto de Peniche, do ISN e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entidades que integram o júri do concurso.

Segundo o júri, o Município de Torres Vedras venceu o concurso porque foi entre os candidatos o que melhor demonstrou as vantagens de ter este equipamento instalado nas suas zonas balneares.

O Totem-OneUP consiste numa coluna autossuficiente que dispõe de comunicações telefónicas para dois números pré-programados dos serviços de emergência, garantindo a existência de comunicações a qualquer hora para pedido de ajuda. O dispositivo é recarregável através de painel fotovoltaico, o que lhe confere autonomia ilimitada, e no seu interior estão acomodadas três boias salva-vidas OneUP, que podem ser arremessadas para próximo da vítima para sua a estabilização.

O propósito dos dispositivos salva-vidas da OneUP é criar um novo conceito de socorro e resgate aquático, evitando que a pessoa que presta auxílio entre na água.

Última atualização: 24.07.2024 - 17:59 horas