Eco Parque da Serra da Archeira

01.07.2012

Eco Parque da Serra da Archeira

O Eco Parque da Serra da Archeira, situado perto do Figueiredo, está a ser construído.

A 1.ª fase deste equipamento de lazer, inserido na futura área protegida de âmbito local da Serra do Socorro e da Archeira, foi concretizada com a limpeza e a modelação do respetivo terreno e ações de plantação de árvores no âmbito das etapas dos campeonatos nacional e mundial de Enduro realizadas recentemente no concelho (de forma a compensar as emissões de CO2 emitidas nestes eventos), em que colaboraram pilotos, bem como alunos da Escola Internacional de Torres Vedras e da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. De realçar que a equipa italiana da Bordone-Ferrari ofereceu 200 árvores para este parque, às quais se somaram outras dos viveiros municipais.

A fase inicial deste eco parque foi inaugurada no dia 10 de maio, ato que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, e representações das empresas Gavedra e Enel (entidades que são sócios-fundadores do referido equipamento de lazer) e do Clube Ecomotor (parceiro das mencionadas ações de plantação de árvores).

A construção do Eco Parque da Serra da Archeira passará futuramente pela plantação de mais árvores e ainda de arbustos, a criação de um circuito pedonal, de um parque de merendas (na zona mais alta), de uma horta e um pomar comunitários e de uma zona de estacionamento, a instalação de mobiliário urbano e a melhoria das zonas do moinho (com a pavimentação da envolvente e a instalação de equipamentos geriátricos) e da escola existente (também com a pavimentação da envolvente e a recuperação do muro próximo).

Esta área de lazer constituir-se á certamente como um ex-libris ao nível da fruição paisagística no concelho.

• Área: Cerca de 5 ha
  • Custo: Cerca de 95 mil euros