Eco Urbe de Santa Cruz em construção
26.12.2014
Santa Cruz, para além da sua singular beleza balnear, está também a começar a distinguir-se de uma outra forma, pela via da sustentabilidade.
Atualmente está a ser transformada numa “eco urbe” esperando nesse âmbito vir a afirmar-se como o primeiro polo turístico de “emissões zero”.
A criação da Eco Urbe de Santa Cruz passa também pela transformação desta estância balnear numa “montra” de tecnologias de produção de energia a partir de fontes renováveis, bem como de novas soluções promotoras de sustentabilidade e eficiência energética.
Integrado neste projeto promovido pela Câmara Municipal, que é também de eco design, foram recentemente instalados os seguintes equipamentos: postes base, placas direcionais, postes de iluminação, uma estrutura de ensombramento, uma estrutura de apoio para bicicletas, um abrigo de passageiros, um mupi convencional e um totem de informação.
O design dos equipamentos esteve a cargo de Henrique Cayatte e a produção da Larus.
O projeto, produção e instalação desses equipamentos foi financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro, tendo o respetivo investimento ascendido a um valor de 274.137 euros.