Torres Vedras

EcoCampus presente em seminário sobre economia circular

27.03.2018

Foto: Cascais Ambiente

O EcoCampus de Torres Vedras marcou presença no seminário “Economia Circular na Região de Lisboa e Vale do Tejo”, que decorreu em Cascais na última quinta-feira. Jorge Dias, responsável pelo projeto EcoCampus, fez uma apresentação onde deu a conhecer a plataforma de empreendedorismo, perante uma sala cheia que deu forma à iniciativa da Cascais Ambiente e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo – CCDR LVT.

Com o objetivo de fomentar a economia verde, criando oportunidades empreendedoras e atraindo talento empresarial que ajude a criar empregos e a gerar valor económico, a Plataforma de Empreendedorismo para a Economia Verde 4.0 de Torres Vedras centra-se em empresas relacionadas direta ou indiretamente com a economia verde.

Além da apresentação sobre o EcoCampus, lançado pelo Município de Torres Vedras em 2016, foi ainda dado a conhecer o trabalho do Município em torno da sustentabilidade através de um vídeo produzido no âmbito do prémio European Green Leaf 2015, onde se destaca que a energia eólica representa 100,5% do total do consumo de eletricidade na região, em 2015.

A Aquaponics Iberia, startup que tem como intuito produzir “peixe e vegetais de forma sustentável e em simbiose” está sediada no EcoCampus, e também foi apresentada aos participantes através de um vídeo. Desta forma, o seminário funcionou como espaço de apresentação de diversos estudos, casos práticos, plataformas e projetos que servem de exemplo pelas boas práticas em torno da economia circular, reunindo representantes de autarquias e outras entidades da região.

Além da economia verde, a economia circular assume-se como um dos conceitos atuais de crescimento empresarial e social. Em causa está a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, contrariando as práticas da economia linear.

Foto: Cascais Ambiente

Última atualização: 29.03.2018 - 10:23 horas
voltar ao topo ↑