Torres Vedras

Edição de publicações relacionadas com referências culturais do concelho falecidas

01.10.2009

A última residência do Dr. Jaime Umbelino (situada na Rua D.ª Maria Barreto Bastos, em Torres Vedras) fica imortalizada por meio de um livro de fotografia da autoria de Pedro Claudio, intitulado A Alma da Casa, que foi editado pela câmara municipal.

 

De referir que aquele imóvel foi adquirido pela câmara municipal ainda durante a vida do Dr. Jaime Umbelino, que legou o espólio existente nessa casa à comunidade.

 

A partir dessa moradia criar-se-á futuramente a Fábrica das Histórias: Casa Jaime Umbelino, um espaço onde se desenvolverão actividades regulares que gravitarão em torno da vida e obra deste falecido professor e autor, da língua, da escrita e da literatura (como visitas-ateliês, conferências, encontros temáticos, lançamento de livros ou cursos livres).

 

Segundo explica Ana Meireles naquela publicação, “antes da casa começar a ser fragmentada, cortada e remontada, como se fosse um puzzle, havia que lhe captar a alma, guardar-lhe a memória, registar como ela foi palco de uma realidade, para que depois se pudessem fazer as correspondências íntimas com uma história de vida, a de Jaime Umbelino…”.  

 

Também recentemente a câmara municipal editou uma publicação intitulada Francisco Lemos: o Mar e o Fogo, na qual se faz uma retrospectiva do trabalho deste ceramista que viveu em Torres Vedras e faleceu em 1994.

 

Nessa publicação, o presidente da câmara municipal, Dr. Carlos Miguel, define Francisco Lemos como “um amigo de Torres Vedras que a retratou e valorizou com a sua arte, com os seus painéis, com a sua dedicação, o seu empenhamento e a sua serenidade”.

Publicado: 22.04.2013 - 18:23 horas
voltar ao topo ↑