Torres Vedras

Empresa torriense apresentou projeto de monitorização costeira na Noruega

06.06.2023

Fotografia em que se vê um drone a sobrevoar o litoral.

A empresa torriense Pixair participou na “One Ocean Week”, evento que promoveu debates e troca de experiências no âmbito da utilização sustentável do oceano, na cidade norueguesa de Bergen, entre 15 e 21 de abril. Na ocasião, a empresa apresentou o SIMEC (Sistema de Monitorização e Ecologia Costeira), projeto que visa promover a preservação e a gestão sustentável dos ecossistemas costeiros.

O projeto irá promover a recolha de dados através da fotogrametria (utilização de métodos fotográficos para determinar medidas precisas) aérea do território costeiro, de forma a criar uma base de dados com informação cíclica que permita a análise pormenorizada dos locais escolhidos e a sua partilha com a comunidade científica.

Esta base de dados permitirá o acesso a informação mais detalhada sobre taxas de recuo e ritmos de perdas de território para o mar, de forma a apoiar a gestão e a tomada de decisão das autoridades em termos de segurança e planeamento da orla costeira.

O projeto SIMEC é financiado pelo programa Crescimento Azul através do EEA GRANTS e tem como parceiro a NORCE - Norwegian Research Centre, A.S., um centro de pesquisa norueguês que atua em diversas áreas científicas e tecnológicas.

No âmbito desta deslocação, a Pixair estabeleceu contactos com vista a parcerias que visem dar resposta a desafios em torno da neutralidade carbónica, da floresta e da desertificação. Além da empresa que se encontra incubada no programa “Torres Inov-e”, a comitiva portuguesa que participou na “One Ocean Week” também integrou entidades como a Direção-Geral de Política do Mar, a Embaixada da Noruega em Lisboa e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Publicado: 06.06.2023 - 14:30 horas
voltar ao topo ↑