Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz voltou a realizar-se

15.09.2022

Imagem captada após a elaboração da pintura coletiva

Artistas de diversas geografias voltaram a registar, por meio de talentosas pinceladas, a beleza natural e edificada de diferentes locais do Concelho, no âmbito do Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz.

A 12.ª edição deste evento decorreu entre os passados dias 3 e 11 de setembro, organizada pela Câmara Municipal e com curadoria de António Bártolo, tendo na iniciativa participado os aguarelistas André Kano (Portugal), Miguel Ruiz (Espanha), Emmanuel Blot (França), Martine Jolit (França), Aneta Gajos (Polónia), Tere Lorejo (México), Dario Percy Callo (Perú), Bruno Vieira (Portugal), Simonida Kitanovska (Macedónia) e Bénédicte Stef-Frisbey (França).

Para além de terem registado nas suas pinturas diversos espaços da zona de Santa Cruz, estes artistas deslocaram-se também a Torres Vedras, ao Forte de S. Vicente, ao Castro do Zambujal e à Folgorosa, onde executaram trabalhos.

As pinturas elaboradas ao longo da iniciativa foram sendo expostas no Espaço Aguarela, tendo alguma delas sido integradas no acervo da Câmara Municipal.

De referir também da edição deste ano do Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz: a realização, no Hotel Santa Cruz, dos workshops “Perdendo o medo” (no dia 4 de setembro) e “Interpretando a paisagem” (no dia 10 de setembro), orientados, respetivamente, por Miguel Ruiz e Dario Percy Callo; e a elaboração de uma pintura coletiva, no dia 9 de setembro, em frente ao Espaço Aguarela.

Refira-se ainda que no primeiro dia da iniciativa realizou-se no Edifício dos Paços do Concelho uma receção aos artistas participantes na mesma, tendo esse momento contado com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino.

Última atualização: 22.09.2022 - 15:45 horas