“Enoturismo” e “Nomadismo Digital” foram os temas em destaque no 2.º Fórum Turismo

02.10.2024

Imagem de intervenção de Jorge Sampaio

A 2.ª edição do Fórum Turismo organizado pela Câmara Municipal aconteceu na manhã do passado dia 27 de setembro no Edifício dos Paços do Concelho.

“Enoturismo” e “Nomadismo Digital” foram os temas que estiveram em destaque em 2024 nesse fórum de recorrência bienal cuja realização está prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras e com o qual se celebra o Dia Mundial do Turismo.

“Enoturismo” foi o tema do primeiro painel de debate da 2.ª edição do Fórum Turismo, o qual foi moderado por Maria Ana Santos (wine enthusiast & content creator) e contou com intervenções de Jorge Sampaio (presidente da direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal), Madalena Vidigal (fundadora do site Entre Vinhas, comunicadora especializada em Enoturismo e autora do podcast “5 minutos de Vinho”) e Madalena Lacerda (responsável pelo Enoturismo na Quinta da Boa Esperança).

Já o painel sobre “Nomadismo Digital”, que foi moderado por Rita Santos (criadora do podcast “Cartão de Embarque”), teve as participações de Gonçalo Hall (CEO da NomadX, uma plataforma global para nómadas digitais), Carlos Bernardo (fundador do Estúdio Tipo-Grafia e criador do projeto “O Meu Escritório é lá Fora!”, que apresentou o projeto “Work from Centro de Portugal”), Célia Gonçalves (secretária executiva da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, a entidade que idealizou, implementou e operacionaliza o projeto da 1.ª Rede de Coworking Rural em Portugal) e Matilde Leitão (nómada digital que cresceu e viveu em Santa Cruz e é cofundadora do projeto “@remote Portugal”).

Antes da realização dos painéis, a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, recordou, na sua intervenção, o grande incremento que o setor turístico tem tido nos últimos anos no Concelho, tendo a esse propósito recordado algumas das mais-valias que o território concelhio apresenta para a atividade turística, como o seu litoral, a interligação existente entre o meio rural e urbano, o património edificado e os eventos. Laura Rodrigues explicou ainda que, das 48 ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, 17 são muito prioritárias, sendo que dessas, uma relaciona-se com a criação da Rota do Enoturismo de Torres Vedras, a qual será uma realidade a breve prazo, o que acontece na sequência do grande desenvolvimento que o setor enoturístico do Concelho conheceu como consequência da realização do programa de atividades “Torres Vedras/Alenquer | Cidade Europeia do Vinho 2018”.

A encerrar a edição deste ano do Fórum Turismo usou da palavra a vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Dulcineia Ramos, que na ocasião apresentou os dados do relatório de monitorização do referido plano estratégico, o qual tem como horizonte o ano de 2028. Um dos aspetos salientados nessa apresentação prende-se com o aumento que se tem verificado no território concelhio ao nível da oferta de alojamento turístico, sendo que Torres Vedras é atualmente o segundo concelho do Oeste em termos de índice de dormidas (registaram-se 287.740 dormidas em 2023 nas unidades de alojamento do Concelho). Segundo também dados revelados por Dulcineia Ramos, a taxa de sazonalidade turística no Concelho conheceu já uma redução na ordem dos 36%, tendo assim se ultrapassado uma das metas definidas pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras (que determinou como objetivo uma redução de 32% na sazonalidade turística no Concelho até 2028). Mais dados relativos ao relatório de monitorização deste documento podem ser consultados aqui.

Publicado: 02.10.2024 - 15:50 horas