Época balnear terminou com menos ocorrências face ao ano anterior

17.09.2024

A época balnear no concelho de Torres Vedras terminou no dia 15 de setembro. A cerimónia de encerramento decorreu no final desse dia no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo.

Esta cerimónia foi um momento de balanço do trabalho desenvolvido e de agradecimento aos nadadores-salvadores e pilotos de parapente que estiveram em funções no Concelho, aos quais foram entregues diplomas.

Durante a época balnear, o projeto “Praia Segura” apoiou e complementou a atuação dos nadadores-salvadores das 13 praias vigiadas, através de uma equipa de dois nadadores-salvadores e um veículo equipado para a prestação de assistência a banhistas. O patrulhamento da costa por esta equipa vai continuar até ao final do mês de setembro.

Entre 15 de junho e 15 de setembro, a equipa do “Praia Segura” interveio em 11 ocorrências (5 de prestação de primeiros socorros, 3 de salvamento ou recolha de animais, 2 de acidentes aquáticos e 1 de acidente rodoviário), menos de metade face ao ano anterior.

No âmbito deste projeto, foi também implementado o “Alerta | Parapente”, que consiste na prevenção e alerta para situações de perigo nas praias e zonas costeiras por parte de praticantes de parapente e paramotor. Foram realizados 190 voos por 4 pilotos.

Este ano entrou em vigor pela primeira vez o Plano Integrado de Assistência a Banhistas (PIAB) entre as praias de Santa Helena e Pisão, que promoveu uma gestão integrada do trabalho dos nadadores-salvadores afetos às diferentes praias. Este plano contemplou uma moto 4 equipada com um desfibrilhador automático externo e um kit de oxigenoterapia, que foi conduzida por um nadador-salvador coordenador.

Outra novidade foi a colocação de 8 postos auxiliares compostos por mastro, painel informativo com contactos de emergência e boia circular com retenida de 36 metros, em praias não vigiadas e que se consideram ter uma afluência significativa de banhistas.

Na Praia Formosa, no âmbito de um concurso do Programa Bandeira Azul, foi também instalado o dispositivo salva-vidas Totem-OneUP, que dispõe de comunicações telefónicas e de três boias salva-vidas OneUP,

O sistema de comunicações de emergência SOS Talking também esteve disponível nas praias Azul, Amoeiras e Vigia.

Em 2024, o “Praia Segura” contou com o apoio de um conjunto de restaurantes locais e concessionários de praia e das empresas Grupo Astara, Extincêndios, Kontraproduções, Paixão Seguros, Grupo Paulo Duarte e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

Publicado: 17.09.2024 - 17:00 horas