Equipa de voleibol júnior feminina do AE Madeira Torres foi homenageada pelo Município

26.07.2024

A equipa de voleibol júnior feminina do Agrupamento de Escolas Madeira Torres foi recebida hoje, dia 26 de julho, no Edifício dos Paços do Concelho, pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, para uma homenagem prestada pelo Município relacionada com a sua recente vitória no torneio de voleibol realizado no âmbito dos Jogos Internacionais da FISEC-FICEP que decorreram em Bucareste (Roménia) entre os dias 15 e 21 de julho.

Na ocasião foram atribuídos diplomas de reconhecimento às atletas da referida equipa, bem como aos respetivos treinadores, tendo ainda à diretora do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Rita Sammer, sido entregue uma placa de reconhecimento pelo Município do trabalho que esta entidade escolar tem desenvolvido na área do voleibol.

De referir que os jogos da FISEC (International Sports Federation for Catholic Schools) e da FICEP (Fédération Internationale Catholique d’Education Physique et Sportive) envolvem atletas com idades entre os 15 e os 17 anos, podendo participar nos mesmos não apenas membros dessas entidades, mas também potenciais novos membros e atletas ou equipas convidados, independentemente da sua nacionalidade ou religião, não necessitando de ser exclusivamente de origem escolar. Esses jogos, que se realizam anualmente e estão num contexto de alto nível competitivo, incluem provas nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, natação e voleibol. Na edição deste ano dos Jogos da FISEC-FICEP participaram cerca de 750 atletas dos seguintes países: Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, República Checa, França, Alemanha, Hungria, Índia, Itália, Malta, Holanda, Portugal, Roménia e Espanha.

A vitória em 2023/2024 no Campeonato Nacional da Direção Geral de Educação deu direito à equipa de voleibol júnior feminina do Agrupamento de Escolas Madeira Torres Vedras de participar nos Jogos Internacionais da FISEC-FICEP 2024, onde venceu todas as partidas disputadas.

Na cerimónia de receção dessa equipa no Edifício dos Paços do Concelho a presidente da Câmara Municipal agradeceu a notoriedade positiva que essa formação deu ao Concelho, tendo salientado o trabalho que o Agrupamento de Escolas Madeira Torres Vedras tem desenvolvido de há cerca de uma década a esta parte na área do voleibol. Ainda na sua intervenção, Laura Rodrigues recordou o incentivo que a Câmara Municipal tem dado à prática de voleibol no Concelho por meio do seu Programa de Apoio à Atividade Física.

Já a capitã da equipa de voleibol júnior feminina do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Sara Tina, agradeceu a todos os que contribuíram para o sucesso que estava a ser celebrado, ao passo que o treinador dessa equipa, Carlos Capela, relevou o elevado nível competitivo em que se encontram as equipas de voleibol do seu agrupamento de escolas, uma realidade que há algum tempo atrás era inimaginável.

Ainda na cerimónia de receção à equipa de voleibol júnior feminina do Agrupamento de Escolas Madeira Torres realizada no Edifício dos Paços do Concelho usou da palavra a diretora desse agrupamento, Rita Sammer, que aproveitou o momento para elogiar as atletas da equipa homenageada pelo seu foco na prática do voleibol, num tempo em que são inúmeras as solicitações e dispersões a que estão sujeitos os jovens. Na sua alocução, Rita Sammer frisou também o facto de existir um trabalho de transmissão de valores na área da ética desportiva aos atletas das equipas de voleibol do Agrupamento de Escolas Madeira Torres.

É de referir que a equipa de voleibol júnior feminina do Agrupamento de Escolas Madeira Torres é constituída por Maria Gabriela Miranda, Maria Rita Calhelha, Madalena Chalupa, Matilde Silva, Margarida Leitão Gomes, Matilde Bizarro, Matilde Ramos, Catarina Lucas, Sara Tina, Joana Vale, Cíntia Ferreira, Maria do Carmo Dias, Leonor Quaresma, Matilde Ferreira, Margarida Seco Ferreira e Catarina Bernardes, sendo estas atletas orientadas tecnicamente, para além de pelo professor Carlos Capela, também por Susana Maia e Pedro Cordeiro.

Última atualização: 19.08.2024 - 11:36 horas