Esclarecimento acerca da remoção de árvores na Praça Machado Santos
30.01.2018
A Câmara Municipal vem, a propósito da remoção de árvores na cidade, prestar a seguinte informação:
- As árvores que estavam localizadas na Praça Machado Santos (Praça da Batata) foram removidas por apresentarem problemas fitossanitários e por constituírem um perigo para os cidadãos. Não há relevância na discussão de podas realizadas anteriormente, há relevância na necessidade atual de prevenção de acidentes graves.
Basta lembrar o acidente gravíssimo que ocorreu no Funchal e que tirou a vida a 13 pessoas pela queda de árvores. Lembramos também que se aproxima o Carnaval, época em que a Praça Machado Santos recebe multidões, o que aumenta as hipóteses de ocorrência de um acidente.
- A Câmara Municipal dá valor às árvores, respeitando, no entanto, a posição de cada um no sistema global de que todos fazemos parte.
- Serão plantadas várias árvores em espaços verdes da cidade, em substituição das seis que estavam em fim de vida na Praça Machado Santos. Com efeito, será fácil verificar que nunca a cidade de Torres Vedras teve tantos espaços verdes, nem tantos exemplares arbóreos em bom estado sanitário, como atualmente.
- A intervenção, atualmente visível, apresenta um caráter transitório e destina-se à não acumulação de lixo nas caldeiras das árvores removidas. A Câmara Municipal encontra-se a desenvolver um projeto urbanístico para a Praça Machado Santos que contempla a plantação de novas árvores.