Escola de ensino superior na área da saúde vai nascer em Torres Vedras

24.11.2020

Fotografia da fachada do antigo edifício dos SMAS

A cidade de Torres Vedras vai contar com um polo da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. A minuta do protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) foi aprovada em reunião de câmara, realizada hoje, 24 de novembro.

O polo da Escola Superior de Saúde deverá entrar em funcionamento no próximo ano letivo (2021/2022), no antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, que será adaptado pela autarquia para o efeito.

Em termos de oferta formativa, está previsto no primeiro ano ter uma turma de mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica e os três cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) já em funcionamento no Núcleo de Formação do IPL em Torres Vedras. Durante o próximo ano letivo, será proposta a criação das licenciaturas Ciências Biomédicas Laboratoriais e Podologia.

A criação de um polo de ensino superior na área da saúde em Torres Vedras, com formação ao nível de CTeSP, licenciaturas, mas também de mestrados, pretende dar resposta às necessidades formativas da região e aumentar a atratividade do Concelho.

Este polo constitui também um elemento de central importância para a escolha da localização do novo Hospital do Oeste. A existência de uma escola desta tipologia nas proximidades de um hospital potencia a capacidade operacional do mesmo, uma vez que além das parcerias em termos de estágios e formação contínua dos profissionais de saúde, é um polo agregador de projetos de investigação na área da saúde.

Última atualização: 24.11.2020 - 20:15 horas