Estabelecimentos de ensino do Concelho aderiram de novo ao programa “Ecovalor”
27.07.2020
Ao longo do ano letivo 2019/2020 decorreu mais uma edição do Programa “Ecovalor”.
Trata-se, recorde-se, de um programa de educação ambiental da Valorsul, que decorre em parceria com os 19 municípios da área de intervenção desta empresa, o qual tem por missão promover a reciclagem e as boas práticas ambientais na comunidade escolar e nas instituições particulares de solidariedade social.
Neste programa a reciclagem tem duplo valor. Se, por um lado, os materiais reciclados voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria-prima, por outro, as escolas e as instituições particulares de solidariedade social participantes são premiadas pelo seu desempenho ambiental. No âmbito deste programa os participantes têm acesso a ações de sensibilização e a visitas à Valorsul, sendo ainda atribuídos prémios por meio do concurso “Separa e Ganha”, o qual decorreu entre novembro e março.
No concurso “Separa e Ganha no Amarelo” participaram no Concelho cinco estabelecimentos de ensino: Escola Básica de São Gonçalo, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Jardim Escola João de Deus, Escola Básica da Fonte Grada e Jardim de Infância do Ameal. No âmbito da iniciativa, estes estabelecimentos de ensino foram responsáveis pela recolha de 3.764 kg de embalagens de plástico e metal. As crianças do Jardim Escola João de Deus foram as que per capita encheram mais sacos de embalagens (79, que corresponderam a uma quantidade de 514 kg), tendo o Jardim de Infância do Ameal sido o vencedor em termos de quantidade absoluta (285 sacos, correspondente a 1.853 kg).
Já no concurso “Separa e Ganha no Azul” participaram no Concelho 15 estabelecimentos de ensino: Centro Educativo de Monte Redondo, Escola Básica e Jardim de Infância do Barro, Jardim de Infância do Ameal, Centro Educativo do Outeiro da Cabeça, Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Torres Vedras, Escola Básica Padre Vítor Melícias, Escola Básica e Jardim de Infância de Santa Cruz, Escola Básica de São Gonçalo, Centro Educativo dos Campelos, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Jardim de Infância da Abrunheira, Jardim de Infância de Cambelas, Jardim Escola João de Deus e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras. No âmbito da iniciativa, estas entidades recolheram um total de 49.350 kg de papel e cartão. No concurso “Separa e Ganha no Azul” não foram designados vencedores.