Escolas do Concelho com sistema de identificação de cores para daltónicos
17.05.2018
As bibliotecas escolares do concelho de Torres Vedras vão adotar o sistema de identificação de cores para daltónicos – ColorADD. A iniciativa pretende tornar as bibliotecas mais inclusivas através da implementação de um código de cores para daltónicos na EB/JI de Ventosa, EB de Torres Vedras, EB/JI de Ponte do Rol, EB/JI de Campelos e EB/JI da Conquinha.
As escolas abrangidas irão ter acesso a materiais para catalogar os livros utilizando as cores de acordo com as normativas estabelecidas pela UNESCO. A medida resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Torres Vedras com as ÓTICAS-OCT, o Institutoptico e a ColorADD.
A implementação do projeto inclui uma sessão de formação e sensibilização, dirigida aos professores, sobre a importância da saúde visual, as principais ametropias, o daltonismo e o código de cores ColorADD. A sessão irá contar com a presença de Miguel Neiva, criador do código ColorADD, e Luís Gois, diretor geral da ÓTICAS-OCT e gerente do Grupo Institutoptico.
O projeto surgiu no âmbito da realização anual de rastreios visuais na comunidade escolar pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que se realiza desde o ano letivo 2014/2015. No decorrer dos rastreios, os alunos tiveram oportunidade de participar numa atividade de simulação e explicação da visão daltónica proporcionada pela Associação ColorADD Social.