Torres Vedras

Escultura de S. Pedro inaugurada em Torres Vedras

01.07.2015

S. Pedro, fundador da Igreja e patrono de uma das maiores feiras generalistas do país, que se realiza em Torres Vedras, foi homenageado pelo Município com a aquisição e colocação de uma escultura a si alusiva nesta cidade.

Instalada no largo de Torres Vedras a que deu nome, na lateral à igreja que tem igualmente a sua denominação, foi inaugurada no dia 29 de junho (precisamente Dia de S. Pedro), numa cerimónia que foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, o torriense D. Manuel Clemente.

Centenas de pessoas assistiram a este ato, refugiando-se nas sombras existentes no local, já que S. Pedro, segundo a tradição o santo que determina as condições climatéricas, quis este ano assinalar o seu dia com sol e calor abundante.

A escultura inaugurada é da autoria de João Castro Silva, artista que é também autor de uma outra conhecida peça de arte pública existente em Torres Vedras - a que deu nome à “rotunda dos cavalos”. De referir que João Castro Silva é professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tem exposto coletiva e individualmente, já foi distinguido em diversos eventos e vários locais de Portugal e de França contam com obras da sua autoria.

A propósito da sua recém-inaugurada obra, refere que: “Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Pedro era pescador. Podemos falar de Pedro como uma “âncora” da Igreja.

Jesus comparava Pedro à rocha. Pedro foi o fundador, junto com Paulo da Igreja de Roma, sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos. S. Pedro foi o primeiro Bispo de Roma.

A composição da figura centra-se na ideia de uma estrutura que resiste às forças adversas da natureza, quase que como uma figura de proa de um barco. Inclinada, em atitude de força contra o vento e preparada para afrontar as intempéries.

Com os pés bem assentes na terra, este S. Pedro baseia a sua forma na pirâmide, símbolo da síntese, da ideia, e da dimensão espiritual. Em que a base é a multiplicidade, a dispersão e o caos, e o topo o mundo dos princípios e da unidade”.

Visite e desfrute da nova peça de arte pública de Torres Vedras!

Última atualização: 15.04.2020 - 14:50 horas
voltar ao topo ↑