Experiências vocacionais em contexto laboral voltaram a ser proporcionadas a jovens
18.08.2023
21 jovens usufruíram durante o passado mês de julho de experiências vocacionais em contexto laboral no âmbito do programa municipal “Faz e Acontece”.
Na mais recente edição deste programa registaram-se 44 inscrições, sendo que o mesmo permite aos jovens selecionados acederem a experiências em regime de part time durante um período de duas semanas. De referir que os jovens que pretendam participar no “Faz e Acontece” têm de ter idades entre os 14 e os 20 anos, o 3.º ciclo do ensino básico concluído e residir no Concelho.
Este ano o programa proporcionou experiência em áreas como: fisioterapia, farmácia, veterinária, nefrologia, advocacia, museologia, desporto, artes, gerontologia, robótica e notariado.
O “Faz e Acontece” contou, na sua edição de 2023, com a colaboração de um conjunto de entidades, a saber:
- Radioeste
- Hospital Soerad
- Farmácia Torreense
- Centro Veterinário de Torres Vedras
- Unidade de Hemodiálise de Torres Vedras - Nephrocare
- Centro Social Paroquial de Torres Vedras
- Aristocão - Clinica Veterinária
- Farmácia Quintela
- Cartório Notarial Heloísa Pereira da Silva
- Centro Social e Paroquial da Silveira
- Fisiotorres - Centro Clinico e de Fisioterapia, Lda
- Magna Sociedade de Advogados, S.P.R.L
- BioFisio - Centro de Terapias Manuais - Fisioterapia e EPI
- LabAberto Fab Lab
- Rádio OnFm
Refira-se que o Município também proporcionou experiências no âmbito da edição deste ano do “Faz e Acontece”, nomeadamente por meio da sua Área de Promoção da Atividade Física, do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, do Museu Municipal Leonel Trindade, do Centro de Artes e Criatividade e da Galeria Municipal.
Recorde-se que o “Faz e Acontece” tem como objetivo principal promover a aquisição de competências no domínio da educação não formal dentro de áreas especificas, bem como a convivência direta com algumas atividades profissionais que, apesar de possuírem um cariz fundamentalmente ocupacional, poderão ter um papel relevante para a formação e desenvolvimento pessoal/social dos participantes. Acresce ainda o facto deste projeto contribuir para a valorização pessoal dos mesmos, o reforço das suas relações pessoais e o alargamento do seu leque de interesses.