Exposição de Picasso em Torres Vedras

28.02.2007

Torres Vedras acolheu, pela primeira vez, uma Exposição de Pablo Picasso, um dos mais conhecidos e consagrados nomes da História da Arte.

A mostra, intitulada “El Contemplador Activo”, esteve patente na Galeria Municipal, situada no Edifício dos Paços do Concelho, entre os dias 26 de Janeiro e 24 de Fevereiro, sendo constituída por um conjunto de 60 gravuras, produzidas entre 1966 e 1968, por aquele artista, que, já com uma idade avançada e vivendo o que terá sido o declínio do seu corpo e da sua sexualidade, voltou, nesse período, após uma intervenção cirúrgica, à actividade criativa, de uma forma compulsiva, por meio do desenho e da gravura.

Esta Exposição foi apresentada no Edifício dos Paços do Concelho no âmbito de uma parceria existente entre a Câmara Municipal, a Fundação D. Luís I e a Fundación Bancaja, instituição bancária espanhola que é proprietária do maior número de "suites" completas da obra gráfica de Picasso.

Segundo a Vereadora do sector da Cultura da Câmara Municipal, Dr.ª Ana Umbelino, “inaugurando o quarto ano de funcionamento da Galeria Municipal, esta Exposição espelha a política de programação criteriosa desde sempre assumida por esta unidade que elege tão só como primado a qualidade na pluralidade, constituindo-se como um importante espaço local de mostra de projectos artísticos de autor situáveis a diversas escalas”.

Durante o período em que a Exposição “El Contemplador Activo” esteve patente na Galeria Municipal contabilizaram-se 2900 visitas a este local – realizadas por pessoas oriundas de diversos pontos do país -, o que representa um “record” de afluência para aquele equipamento cultural.
Publicado: 22.04.2013 - 18:12 horas