Exposição sobre o “fenómeno campaniforme” registou 2303 visitas

02.09.2008

Na Exposição “Vasos campaniformes: Símbolos de uma Comunidade Cultural Europeia há 5000 anos” que esteve patente no Museu Municipal Leonel Trindade, entre os dias 30 de Abril e 31 de Agosto, contabilizaram-se 2303 visitas.

Esta Exposição aborda o “fenómeno campaniforme”, que foi, recorde-se, o tema de um Encontro Internacional de Arqueologia que decorreu a partir de Torres Vedras, de 1 a 5 de Maio deste ano. Nesta mostra, que complementou esse Encontro, apresenta-se os resultados mais recentes da investigação arqueológica relativa àquele fenómeno, realizada em várias zonas da Europa.

O “fenómeno campaniforme” assenta na descoberta de vasos com uma mesma matriz – denominados “campaniformes” – em vários locais do velho continente, datados do 3.º milénio a. C. Essa descoberta indicia a existência de trocas regulares na Europa há cerca de 5 mil anos atrás que levaram ao surgimento de uma comunidade cultural, o que foi acompanhado por um conjunto de factos como a domesticação do cavalo, a utilização da roda ou o melhoramento dos barcos.

Esta Exposição, produzida pela Câmara Municipal com a coordenação científica do Instituto Arqueológico Alemão, estará doravante em itinerância pelo país (Oeiras será o próximo local a acolher esta mostra).
Publicado: 22.04.2013 - 18:19 horas