“Farmácia da Atividade Física” com consultas gratuitas de aconselhamento

11.04.2023

O novo gabinete da “Farmácia da Atividade Física”, no Torres Vedras LabCenter, foi inaugurado no passado dia 6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras consiste em consultas gratuitas com profissionais de exercício físico para aconselhamento, prescrição ou encaminhamento para aumento dos níveis de atividade física.

Na ocasião, o conceito e os objetivos da “Farmácia de Atividade Física” foram apresentados por Paulo Serra, técnico da Área de Promoção da Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras, que explicou que este projeto, iniciado em 2022, tem como destinatários os munícipes residentes no Concelho com mais de 35 anos, que apresentem baixa ou nula prática de atividade física e que tenham motivação para alteração comportamental.

Esta iniciativa surge, também, como uma ferramenta de apoio aos profissionais de saúde, que podem encaminhar utentes que necessitem de um aconselhamento mais individualizado sobre como podem iniciar ou aumentar os hábitos de atividade física de forma segura, motivante e consistente.

Os munícipes que se dirijam de forma autónoma ou que sejam encaminhados por um profissional de saúde para este serviço terão uma consulta gratuita com técnicos de exercício, que irão realizar uma avaliação física e motivacional e, tendo em conta eventuais limitações e patologias, aconselham ou prescrevem o tipo de prática e a oferta mais adequada ou encaminham para os recursos comunitários existentes (programas municipais, ginásios, associações, etc).

Na apresentação esteve presente Bruno Rosa, da equipa do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde, que referiu que Torres Vedras “tem vindo cada vez mais a afirmar-se como exemplar relativamente ao trabalho que é feito a nível nacional” na área da atividade física. Bruno Rosa destacou, ainda, o facto de o Município apresentar um conjunto de iniciativas próprias de promoção da atividade física, mas também aderir àquilo que são os programas nacionais.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, explicou que esta iniciativa junta-se a um conjunto de programas de promoção da atividade física desenvolvidos ao longo do tempo e “enraizados na nossa comunidade, alguns deles muito valorizados e como muita notoriedade no nosso país e também fora”.

Para que a “Farmácia da Atividade Física” cumpra o seu propósito, “importa agora que os profissionais de saúde, em particular os médios de cuidados de saúde primários, possam ficar conscientes de que existem estas consultas e de que são benéficas para todos os que a elas possam recorrer”, referiu Laura Rodrigues.

A “Farmácia da Atividade Física” funciona no Torres Vedras LabCenter (Rua José Eduardo César nº 6 e Rua Serpa Pinto nº 3A, Torres Vedras), à segunda-feira das 9h00 às 14h00 e à sexta-feira das 13h00 às 18h00. Este serviço encerra de 1 de julho a 15 de setembro. Os pedidos de informação ou a marcação de consultas devem ser efetuados através do e-mail desporto@cm-tvedras.pt ou do número de telefone 261 320 748.

Publicado: 11.04.2023 - 17:24 horas