Município apoia vacinação gratuita de munícipes acima de 65 anos
26.10.2020
O Município de Torres Vedras está a apoiar a vacinação gratuita contra a gripe de munícipes de idade igual ou superior a 65 anos em várias farmácias comunitárias do Concelho. Em causa estão 2000 vacinas que resultam de um protocolo assinado entre o Município de Torres Vedras e a Dignitude, instituição particular de solidariedade social que é responsável pelo programa “Vacinação SNS Local”.
O Município irá comparticipar 90% do preço da administração de vacinas contra a gripe no âmbito deste programa, até um valor máximo de 2,25 € por ato. O protocolo estará em vigor até 31 de março de 2021.
De forma a beneficiar da iniciativa, os residentes no Concelho que tenham 65 anos ou mais devem dirigir-se a uma das farmácias aderentes, apresentar o Cartão de Cidadão e referir que pretendem ser vacinados no âmbito deste programa. As farmácias aderentes do concelho de Torres Vedras são:
- Farmácia Boavida (Sobreiro Curvo)
- Farmácia Calquinha (Torres Vedras)
- Farmácia Campelos (Campelos)
- Farmácia Casalinhos (Casalinhos de Alfaiata)
- Farmácia da Freguesia (A dos Cunhados)
- Farmácia do Choupal (Maceira)
- Farmácia do Maxial (Maxial)
- Farmácia Dois Portos (Dois Portos)
- Farmácia Edite Rosa (Ramalhal)
- Farmácia Garção (Torres Vedras)
- Farmácia Garcia Alves (Torres Vedras)
- Farmácia Hortas da Silva (Maceira)
- Farmácia Januário (Moçafaneira)
- Farmácia Ocidental (São Pedro da Cadeira)
- Farmácia Quintela (Torres Vedras)
- Farmácia Santa Cruz (Torres Vedras)
- Farmácia Santo António (Ponte do Rol)
- Farmácia São Gonçalo (Torres Vedras)
- Farmácia Simões (Torres Vedras)
- Farmácia Torreense (Torres Vedras)
- Farmácia Torres Vedras (Torres Vedras)
O objetivo do “Vacinação SNS Local” passa por proteger os mais vulneráveis, “nomeadamente as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, através da promoção da sua vacinação contra a gripe sazonal”.
O programa, protocolado entre a Associação de Farmácias de Portugal, a Associação Nacional de Farmácias e o Governo, visa a vacinação contra a gripe de, pelo menos, 150 mil portugueses com mais de 65 anos, nas mesmas condições em que é feito nos centros de saúde, nas unidades locais de saúde e nas unidades de saúde familiar.
Recorde-se que no âmbito da pandemia de COVID-19, foram tomadas medidas excecionais e específicas no âmbito da vacinação gratuita contra a gripe. A primeira fase de vacinação gratuita (destinada a determinados contextos) começou a 28 de setembro, enquanto a segunda fase (que inclui os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos) teve início a 19 de outubro.