"Feira de S. Pedro" voltou a espelhar a dinâmica económica da região

06.07.2016

Uma multidão voltou a acorrer a Torres Vedras para visitar o maior certame agroindustrial da região.

Cerca de 216 mil pessoas visitaram este ano a Feira de S. Pedro, que decorreu entre os dias 23 de junho e 3 de julho, no Parque Regional de Exposições.

Aproximadamente 200 expositores e 250 feirantes tradicionais, 5 restaurantes, 8 tasquinhas, 6 bares, divertimentos e zona de animação noturna integraram este evento municipal que mais uma vez se constituiu como uma montra da economia do concelho e da região.

Nesse âmbito tiveram lugar no auditório da feira um conjunto de apresentações diárias relacionadas com temáticas como o empreendedorismo, agricultura, sustentabilidade e novas tecnologias.

Junto a esse auditório, no espaço institucional da câmara municipal, esteve patente a exposição “40 Anos de Poder Local Democrático – Fotobiografia de Torres Vedras 1976-2016”. Uma temática que continuará, de resto, a ser abordada pela câmara municipal, em ações futuras.

Recorde-se que a Feira de S. Pedro, com mais de 700 anos de existência, reflete desde os seus primórdios o dinamismo económico de Torres Vedras, tendo a sua centralidade em relação a uma vasta região sido a razão do seu florescimento, sendo atualmente uma das três maiores feiras generalistas do país, pelo seu número de visitas.

Do programa de animação do evento, que se constitui também como um polo de convivência para a população do concelho e da região, fizeram parte várias iniciativas, como atuações musicais, demostrações de atividade física, workshops de culinária, entre outras ações, para além de no mesmo ter sido disponibilizado um ecrã gigante para o visionamento dos jogos do Campeonato da Europa de Futebol. De salientar, neste particular, a excelente adesão verificada nesta zona de esplanada, principalmente em dias de jogos de futebol, bem como à animação musical no respetivo palco.

De realçar desse programa de animação a primeira edição da iniciativa Vinho nas Linhas, um espaço dedicado aos vinhos da região de Lisboa, onde os visitantes puderam degustar alguns dos melhores vinhos da região, bem como ficar a conhecer mais sobre os mesmos mediante palestras e outras ações. Esta iniciativa, que registou uma boa adesão do público e contou com a participação de 18 produtores da região, resultou de uma parceria estabelecida entre estes, a câmara municipal, a Promotorres E.M., a Associação de Agricultores de Torres Vedras e a Comissão Vinícola da Região de Lisboa.

Última atualização: 30.10.2019 - 16:39 horas