Feira de São Pedro acolheu seminário do VI Fórum Agricultura 4.0

18.07.2024

Imagem do seminário realizado no âmbito da Feira de S. Pedro

O pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições acolheu na tarde do passado dia 2 de julho um seminário que se constituiu como o primeiro momento do VI Fórum Agricultura 4.0, uma iniciativa que teve como entidade organizadora o Smart Farm Colab e contou com a parceria da Câmara Municipal.

Esse seminário, que se enquadrou no programa da Feira de São Pedro, contou na sua sessão de abertura com uma comunicação da presidente da Câmara Municipal e da Direção do Smart Farm Colab, Laura Rodrigues, bem como com comunicações da vice-presidente do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Patrícia Inácio, e do presidente do Instituto para a Água, Ambiente e Saúde da Universidade das Nações Unidas, Kaveh Madani. O mesmo prosseguiu com quatro sessões em que foram abordadas outras tantas temáticas: “As últimas tendências da agricultura digital”, numa sessão plenária em que foram preletores Vítor Ferreira (diretor geral da Start-Up Leiria) e Hugo Gaspar (administrador do Grupo Luisiaves); “Avanço tecnológico na agricultura: Adoção global e as tendências de acordo com a estratégia económico-social”, numa mesa redonda moderada por Gabriela Costa (diretora da revista Agriterra), em que participaram  Francisco Gomes Silva (do Instituto Superior de Agronomia), João Cardoso (da CropLife Portugal), Joel Vasconcelos (diretor-geral da LusoMorango), Machiel Kommers (conselheiro de Politicas Agrícolas da Embaixada dos Países Baixos em Portugal) e Pedro Neto (vereador da Câmara Municipal do Fundão); “Constrangimentos na implementação da agricultura 4.0: O que está em falta no presente para evoluir rumo a um futuro mais digital”, também numa mesa redonda, esta moderada por Luís Soto Barreiros (diretor de Serviços de Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura), tendo na mesma participado Alejandro García Silvestre (gestor de projetos da Fundecyt - PCTEX), Domingos Godinho (técnico superior da Confagri), Firmino Cordeiro (diretor-geral da Associação de Jovens Agricultores de Portugal), José Barata (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e diretor científico do Smart Farm Colab) e Sérgio Ferreira (diretor executivo da Louricoop); e “A proteção das invenções da Agricultura 4.0”, numa sessão que teve como orador Luís Caixinhas (da consultora Inventa).

A terminar o primeiro dia de trabalho do VI Fórum Agricultura 4.0 foi assinado um protocolo entre o Smart Farm Colab e a Inventa, uma empresa especializada em assuntos relativos à Propriedade Intelectual, o qual estabelece uma parceria entre estas duas entidades em matérias relacionadas precisamente com este tipo de propriedade.

A este propósito é de recordar que a Associação Smart Farm Colab é um laboratório colaborativo criado por iniciativa da Câmara Municipal, o qual está a funcionar desde 2020, atualmente em instalações do INIAV situadas em Dois Portos. Constitui-se como um consórcio formado por empresas privadas, universidades, um laboratório de Estado e a Câmara Municipal, visando a investigação aplicada de e para a agricultura e abordando desafios atuais relacionados com esta área económica, incluindo as alterações climáticas, a inteligência artificial e a economia circular. Tem como objetivo maior acelerar a digitalização da agricultura e está especialmente vocacionada para oferecer soluções às pequenas e médias empresas agrícolas das fileiras da viticultura, fruticultura e horticultura.

Após o seminário realizado no dia 2 de julho em Torres Vedras o VI Fórum Agricultura 4.0 prosseguiu nos dois dias seguintes com ações de demonstração em campo (na Quinta do Infesto, um associado da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa) e uma sessão denominada “Scale-up Agrifood 2024”, realizada no âmbito do projeto “Hub Iberia Agrotech”, na Obitec (situada no parque empresarial de Óbidos).

Cerca de 200 pessoas participaram no VI Fórum Agricultura 4.0, uma iniciativa que teve como objetivos discutir a atualidade e o futuro da inovação digital do setor agrícola, demonstrar algumas tecnologias e projetos em ambiente real, e promover o networking entre empresas tecnológicas, o setor agrícola e potenciais investidores.

Publicado: 18.07.2024 - 15:55 horas