Festas da Cidade de Torres Vedras celebraram o São Martinho em segurança

13.11.2020

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2020 decorreram de 27 de outubro a 11 de novembro, com um programa diferente do habitual, devido à atual pandemia de COVID-19, e contando com a transmissão de várias iniciativas em meio digital.

As habituais Tasquinhas, que reuniam milhares de pessoas no Pavilhão Multiusos, foram suspensas e as restantes atividades adaptadas para que se realizassem em segurança.

Numa parceria com as juntas de freguesia, foi promovido o evento “Acordeão nas ruas”, com pequenas atuações em locais estratégicos das 13 freguesias do Concelho. Esta nova iniciativa, que celebrou o acordeão, permitiu à população assistir aos espetáculos a partir das suas casas.

O ciclo de concertos online Bach na Capela”, com o músico torriense Gonçalo Martins, deu a conhecer as sonoridades da música erudita do período barroco, através da execução de excertos de obras de J. S. Bach na marimba, em várias capelas do Concelho.

Numa alusão ao tradicional Desfile de Bandas, as Bandas Filarmónicas do Concelho foram desafiadas a tocar temas à sua escolha. O resultado foi a série de concertos “Paisagens sonoras de Torres Vedras”, que foi transmitida online.

No dia 7 de novembro, foi lançado o livro A Casa de Torres Vedras: de Rui Gomes de Alvarenga aos Marqueses do Lavradio (séculos XV-XIX), da autoria da torriense Maria Natália da Silva, numa sessão que decorreu no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Em véspera de Dia de São Martinho, o Teatro-Cine de Torres Vedras reabriu as portas, após obras de beneficiação, para acolher a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal, onde foram atribuídas medalhas municipais a cidadãos, empresas e associações do Concelho.

No dia em que se assinalou o Feriado Municipal, decorreu a inauguração da Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal e de cinco fogos do Programa Municipal de Habitação Social, operações integradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Torres Vedras. Foi ainda apresentado o Concurso Mundial de Sauvignon, que se realizará no próximo ano em Torres Vedras, nos dias 12 e 13 de março.

O património histórico e cultural assumiu particular destaque na programação deste ano, com visitas guiadas a equipamentos culturais e a exposições e roteiros temáticos. Já o património natural do Concelho foi visitado através de vários desafios desportivos, que convidaram a percorrer de bicicleta ou a pé as estradas e caminhos de todo o território.

O evento “Riscos e Rabiscos” transformou o centro da cidade numa galeria a céu aberto, com a intervenção de 10 sketchers em 10 montras de lojas devolutas. Os trabalhos dos artistas podem ser vistos nas ruas do centro histórico até ao fim de dezembro.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:28 horas