Formação para professores abordou questões práticas para o ensino de Geologia e Biologia

07.12.2022

No passado dia 15 de outubro, 13 professores do concelho de Torres Vedras participaram numa formação sobre “Geo e Biodiversidade do Litoral Torriense”. A formação foi composta por uma parte teórica, realizada no Centro de Educação Ambiental, e por uma saída de campo à Praia Azul, permitindo a partilha de experiências e conhecimentos.

Esta formação esteve a cargo dos professores Carla Teles e João Paulo Santos (docentes no Externato de Penafirme) e foi realizada no âmbito do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-Mar”.

A enorme diversidade existente no litoral do Concelho permite que professores e alunos desenvolvam aulas de campo, explorando temas como a abertura do Atlântico, a formação das arribas, os fósseis, as espécies que habitam na zona entre marés e as dunas.

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-Mar” é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul” do Ministério do Mar. A estratégia de intervenção está estruturada em três eixos articulados entre si - Educar, Formar e Comunicar - onde se incluem 13 atividades.

Sobre o EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

O EEA Grants tem como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt.

Última atualização: 07.12.2022 - 16:43 horas