Fórum de Inovação, de Gastronomia e Vinho em Torres Vedras vai ter a sua quinta edição
14.05.2025

O Reserva - Fórum de Inovação, de Gastronomia e Vinho terá este ano a sua quinta edição, a qual se realizará entre os dias 30 de maio e 1 de junho.
Essa próxima edição do evento foi apresentada ao final da manhã do passado dia 12 de maio, no espaço onde o mesmo se tem vindo a realizar nos anos mais recentes - as antigas instalações de Torres Vedras do Instituto da Vinha e do Vinho.
Presente nessa conferência esteve a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que recordou que o Reserva se constitui como um evento que pretende valorizar os produtores torrienses das áreas do vinho e da doçaria, fazendo a população compreender a sua importância para a economia do Concelho, assim como celebrar a cultura vitivinícola de um território que se destaca grandemente no panorama nacional do vinho. Laura Rodrigues sublinhou também o facto de o Reserva estar a atrair progressivamente mais público e de ter uma oferta cada vez mais diversificada.
A esse propósito, é de referir que em 2025 participarão no evento 15 produtores de vinho do Concelho (Adega Cooperativa de Carvoeira, Adega Cooperativa de Dois Portos, Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, Adega da Murnalha, AdegaMãe - Sociedade Agrícola, Casal da Carrasqueira e Fundações Stanley Ho e Oriente, Caves Barbosa, Fonte das Moças, Madame Pilar, Património Wines, Quinta da Almiara, Quinta da Boa Esperança, Quinta da Cidadoura, Quinta da Folgorosa e Santos&Santos) e outros nove afetos à Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa (Adega de Arruda, Adega de Azueira, Adega d'Arrocha, Casa Santos Lima, Cas'Amaro, Cerrado da Porta, Encostas de Xira, Quinta de Vale Mourisco e Quinta do Gradil). Como convidado, estará presente a Cidade Europeia do Vinho 2025 - Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa. Já na área da doçaria, refira-se a presença de seis produtores de pastel de feijão de Torres Vedras (Brasão, Fábrica Coroa, Império, Maria Adelaide e Carmitas, Massa Mãe com Alma e Serra da Vila) e quatro de uvada de Torres Vedras (Doces Tentações, EUMA - Tradição no sabor, Maria da Conceição Gomes e Terras de Dinossauros), Complementarmente, serão mais uma vez proporcionados espaços de comida de rua (567 Burger, Bolota’s Food Truck, Bun6, DOC, Fresh No Meat No Fish, Gelados Nutwood, Maria Gulosa, Nameless Journey, Novo Dia Cafés, O Engenheiro das Bifanas, Queijadas da Avó Clara e um espaço a cargo do Serviço Social do Pessoal do Município de Torres Vedras).
Tertúlias, ações formativas, showcookings, provas de vinhos, concursos e momentos musicais são as componentes principais do programa da edição de 2025 do Reserva, tendo na conferência de imprensa de apresentação da mesma a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, destacado alguns dos momentos desse programa, como os showcookings com Joana Barrios e Isabel Zibaia Rafael, as tertúlias Caixa Agrícola (que se basearão no visionamento comentado da série “Raízes do Vinho”) e a “Desmistificar o Vinho Bag In-Box”, as provas comentadas com Jorge Mata (Enólogo Revelação do Ano 2024) e com Pedro Ribeiro (Jovem Enólogo do Ano de 2024), o curso de “Vinho para Totós”, o concerto com Ricardo Ribeiro, o workshop “Sentido do Vinho | Castas de Lisboa” com Alexandra Mendes e Jorge Cunha, a apresentação do livro O vinho de Torres Vedras, 1850 - 1986, da autoria de Fernando Santos, e a realização de três concursos (a 2.ª edição do concurso “Gastronomia e Inovação”, a 13.ª edição do concurso “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras” e a 3.ª edição do concurso “A minha sobremesa tem Uvada de Torres Vedras”).
Dulcineia Ramos adiantou ainda algumas novidades que o Reserva apresentará este ano, nomeadamente a possibilidade de aquisição de vinhos, a disponibilização de um WC com fraldário, a filmagem e transmissão em ecrãs dos showcookings e a disponibilização de informação por meio de código QR sobre a oferta dos espaços de comida de rua e o decorrer do programa do evento.
As entradas no mesmo continuam a ser gratuitas. O Reserva é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e em 2025: tem como patrocinador oficial a Caixa Agrícola de Torres Vedras; tem o apoio da AEG, Extincêndios, FEPAL e Novo Dia; tem como água oficial a Água do Vimeiro; tem como parceiro Nelson Lopes - AGEAS Seguros; tem como parceiro media a revista Grandes Escolhas; tem como parceiros institucionais a AMETUR - Associação Mundial de Enoturismo, a AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Comunidade Intermunicipal do Oeste, a Turismo do Centro e a Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa; e conta com a Amorim Cork como parceiro para a recolha de rolhas para reciclagem.
Mais informações sobre a quinta edição do Reserva - Fórum de Inovação, de Gastronomia e Vinho podem ser consultadas aqui.