Futuro edifício do Centro de Educação Ambiental
01.03.2011
O Centro de Educação Ambiental vai ter um novo espaço, que se constituirá como um edifício-modelo ao nível da demonstração de tecnologias ambientais e da construção sustentável.
Este equipamento situar-se-á no limite poente do Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, perto da rotunda da Avenida Poente onde está instalada uma obra escultórica da autoria de Fernando Conduto.
Recorde-se que o Centro de Educação Ambiental está a funcionar provisoriamente no edifício do CAERO (Centro de Apoio ao Empresário), depois de ter estado instalado num espaço contíguo ao restaurante Saborear, também localizado no Parque Verde da Várzea, o qual apresentava bastantes limitações técnicas e de espaço.
O referido futuro edifício será constituído por vários espaços, dos quais se destaca um laboratório, salas de exposição e de atividades, uma cafetaria, zonas técnicas e pátios exteriores de atividades.
De realçar que este edifício contará com painéis solares (para aquecimento de águas e microgeração de energia elétrica), uma torre eólica demonstrativa também para microgeração de energia elétrica, um sistema geotérmico de aquecimento e arrefecimento de águas para climatização e um sistema de recuperação/reutilização de águas cinzentas e pluviais.
De referir ainda que esta obra está relacionada com o "GreenMed" (um projeto internacional em que a Câmara Municipal participou na área das compras públicas sustentáveis) e a rede Ecos (uma entidade de apoio a atividades no domínio da energia e construção sustentáveis da qual o Município faz parte).
- Área: 1.220m2
- Custo: 1.070.000€ (comparticipado em pelos menos 70% no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional por meio do Programa Operacional Temático Valorização do Território)
- Início da obra: 1.º semestre de 2011