Habitantes de Torres Vedras estão a “andar na rua”
07.10.2013
Um grupo de moradores do centro histórico de Torres Vedras tem vindo a desenvolver uma iniciativa intitulada "andar na rua", que consiste em realizar passeios noturnos semanais na zona histórica desta cidade.
A iniciativa, que teve a sua génese no II Fórum de Participação Pública do programa Torres ao Centro, visa promover a actividade física e as relações de vizinhança, mas também um melhor conhecimento sobre o território em causa.
Estes passeios, marcados essencialmente pela partilha espontânea de histórias, saberes e vivências, têm sido frequentemente enriquecidos com o contributo de especialistas (arquitetos, historiadores, professores, ...), fortalecendo assim a dimensão de educação não formal que os mesmos desde cedo evidenciaram.
Esta iniciativa, divulgada junto da Associação Europeia para a Educação de Adultos e por esta considerada como uma boa prática, foi apresentada nos dias 2 e 3 de outubro, em Bruxelas, no âmbito da conferência ARALE, "Awareness Raising for Adult Learning and Education".
A representar o "andar na rua" estiveram Ana Miguel, Álvaro Correia e Idalina Lourenço.