Horta comunitária foi criada em bairro social
17.02.2012
Num terreno inculto e abandonado situado no Bairro Social da Boavista-Olheiros foi recentemente criada uma horta comunitária.
A atribuição dos primeiros 16 talhões dessa horta urbana realizou-se no dia 15 de fevereiro.
Integrado no programa Mais Boavista e na Agenda 21 Local de Torres Vedras, esta iniciativa pretende, entre outros objetivos, dinamizar aquele bairro, melhorar urbanisticamente o mesmo preservando simultaneamente as suas características rurais, fomentar a solidariedade social e a cidadania, promover formas de vida mais saudáveis e ativas mediante o contacto com a natureza, proporcionar um espaço para a educação ambiental e até auxiliar economicamente os agregados familiares envolvidos.
Hortícolas, plantas medicinais e aromáticas e flores são os produtos agrícolas passíveis de serem cultivados naquela horta.
De realçar que os utilizadores dos talhões da mesma (que têm uma dimensão de 36m2 e são no total 40) recebem uma formação sobre boas práticas agrícolas baseadas na agricultura biológica.
Denominado Horta Viva, este projeto resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Junta da Freguesia de S. Pedro e Santiago, e poderá no futuro ser alargado a outros locais de Torres Vedras.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico