Igreja de Santiago acolheu lançamento das atas da última edição do "Turres Veteras"
24.06.2021
“O abastecimento da Cidade: mercado alimentar” foi o tema da última edição do “Turres Veteras”, que decorreu em 2019, e que deu mote ao livro de atas do encontro. O lançamento decorreu no passado sábado, 19 de junho, na Igreja de Santiago, em Torres Vedras.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, recordou a primeira edição deste encontro de História, em 1998, como “expressão de um modelo inovador que procurou criar uma ligação entre a academia e o Município.” A vereadora sublinhou que “o facto de muitos professores participarem nestas jornadas é a garantia de que esse conhecimento [do passado] é transmitido aos alunos, às novas gerações.”
A propósito da não realização do evento em 2020, Ana Umbelino assegurou que “é nossa intenção dar continuidade a este encontro. Estamos certos de que as circunstâncias nos permitirão voltar a realizar o ‘Turres Veteras”.
A sessão de lançamento contou com a apresentação de sínteses das comunicações elaboradas no âmbito do encontro por Carlos Guardado da Silva, das comissões organizadora e científica do “Turres Veteras” e do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, André Baptista, da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Margaça Veiga, da Academia Portuguesa da História e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Mário Sérgio Farelo, do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa.
O “Turres Veteras” é um encontro de História organizado anualmente pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Cada edição aborda um tema pertinente para o estudo da identidade e da memória do concelho de Torres Vedras e da Região Oeste, mas também para a História de Portugal e Universal.