Igrejas paroquiais do concelho de Torres Vedras
01.09.2015
“O projeto nasceu a convite do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr. Carlos Miguel. Penso que se pretendia celebrar a importância das igrejas paroquiais do concelho, que fazem parte do quotidiano das respetivas freguesias mas são também monumentos históricos que se increvem na memória coletiva dos torrienses.
Abracei o projeto cheio de ânimo, pois aprecio desafios. A paisagem urbana e os monumentos históricos, mas ainda muito presentes na vida quotidiana das pessoas, encantam-me. Percorri as freguesias do concelho, observei, visitei, fiz um levantamento fotográfico e tomei apontamentos junto às igrejas a pintar.
No meu atelier, concretizei a fase seguinte: desenhei e pintei as matrizes para execução das serigrafias.
A obra foi realizada sobre papel e executada à pena a tinta da china, com mancha de fundo de café e lápis gordo branco nos contrastes. A escolha da técnica prende-se com a intenção de valorizar os motivos históricos com uma linguagem que sugira a ideia de um documento antigo.
A conclusão do projeto deu-se com a impressão das serigrafias, que também acompanhei.”
António Bártolo
05/08/2015
António Bártolo
- Nasceu em Angola, em 1962.
- Vive atualmente em Torres Vedras.
Artista plástico autodidata, sendo a sua obra essencialmente dedicada à aguarela. Em 1998 fez a sua primeira exposição individual. Desde então, participou em inúmeras exposições coletivas e individuais em Portugal e noutros países. Mais recentemente, mostrou os seus trabalhos em França, Espanha, Itália, Marrocos, Bélgica, Grécia e Canadá. A par da sua carreira artística, orienta pequenos cursos e aulas de aguarela. Presidente da AAPOR - Associação de Aguarela de Portugal.
Colaborações
- Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz, em colaboração com a Câmara Municipal de Torres Vedras, desde 2008.
- International Watercolour Meeting of Caldas da Rainha, em colaboração com o CCC (Centro cultural e congressos) Caldas da Rainha, desde 2010.
- Júri no Concurso Internacional de Aguarela 2012 e 2014 “International Watercolor Society – Turquia”.
- Júri na seleção de artistas para a Biennale Internationale d’Aquarelle “Eau en couleurs” – Bélgica.
- Líder do grupo de aguarelistas portugueses na Inarte Fabriano in Aquarello – Itália.
- Pintura de um cavaquinho em Aguarela a convite do artista Júlio Pereira.
Livros
- Livro “A Foz do Arelho na Lenda e na História” de Jaime Umbelino(capa, ilustrações, fotografia e tratamento de imagem).
- Livro “Balade poétique” para Mairie de Villenave d’Ornon – França (geminada com a cidade de Torres Vedras).
- Livro “Diário de uma Cidade” para a Câmara Municipal de Torres Vedras.
Representado em várias coleções públicas e particulares em Portugal e no estrangeiro - C.M. de T. Vedras, CCC Caldas da Rainha, CCC Torres Vedras, Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, Associação de Educação Física e Desportiva de T. Vedras, A.M.I., Fórum Telecom, Unisono – Alemanha, Casa da Cultura de Strumica – Macedónia, Toitorres S.A., Impoeste S.A., Hotel Albatroz, Hotel Altis e Ayuntamiento de La Codosera – Espanha, Ceuta e Marrocos.