Torres Vedras

Implementação da "Agenda 21" em Torres Vedras

15.11.2004

Torres Vedras é actualmente o município-piloto em Portugal, no que se refere à implementação da "Agenda 21" ao nível da formação, sensibilização e formação local.
Neste âmbito, realizaram-se, entre os passados dias 10 e 12 de Novembro, em Lisboa, reuniões de trabalho com os parceiros austríacos, eslovenos, dinamarqueses, espanhóis, suíços e nacionais envolvidos neste Projecto (municípios, associações de municípios, universidades, consultores e institutos de investigação). Esta Jornada de Trabalho culminou com uma Visita ao concelho de Torres Vedras, que teve lugar no dia 13 de Novembro.
Durante as reuniões de trabalho foi estudada e discutida a metodologia a utilizar para desenvolver e testar produtos de formação (cursos e materiais didácticos) destinados aos vários profissionais envolvidos na implementação da "Agenda 21 Local".
A duração deste Projecto, que está a ser financiado pelo Programa europeu "Leonardo da Vinci", é de 30 meses (entre 1 de Novembro de 2004 a 30 de Abril de 2007), sendo seu promotor o INETI (Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação).
Recorde-se que a "Agenda 21", criada no decorrer da "Cimeira do Rio", preconiza compromissos ao nível da sustentabilidade em áreas como a governação; bens comuns naturais; consumo responsável e opções de estilos de vida; planeamento e desenho urbano; mobilidade; acção local para a saúde; economia local; ou equidade e justiça social.
 

Última atualização: 06.07.2015 - 16:36 horas
voltar ao topo ↑