Inauguração da reabilitação da Encosta do Choupal e de habitações sociais

12.11.2020

Fotografia da inauguração

A Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal e cinco fogos do Programa Municipal de Habitação Social foram inaugurados a 11 de novembro, Feriado Municipal de Torres Vedras. Estas são duas das vinte operações que integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Torres Vedras.

“Estamos numa nova janela que se abriu para a nossa Cidade” referiu na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, acrescentando que estas duas operações se inserem num dos projetos mais ambiciosos, que visa “dotar a Cidade com melhor mobilidade, melhores infraestruturas e mais habitação”. Relativamente ao PEDU, Carlos Bernardes avançou que 95% das operações estão contratualizadas e 70% estão executadas.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Isabel Damasceno, destacou o rigor e profissionalismo com que a Câmara Municipal assumiu o desenvolvimento do PEDU, aproveitando esta “oportunidade importante para fazer coisas na Cidade que por razões várias não tinha conseguido”.

“Hoje, a comunidade pode sentir-se orgulhosa do esforço que a Câmara Municipal tem feito em conjunto com a CCDR do Centro, que permitiu regenerar esta zona norte”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, Francisco Martins. O autarca realçou a vertente social do PEDU, referindo que “é extremamente importante nós estarmos perto das pessoas, porque a obra física por si só não é suficiente, é preciso também cuidarmos das pessoas”.

A operação Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal consistiu na criação de um percurso pedonal pela encosta, fazendo a ligação do Parque do Choupal a três acessos à Rua Aníbal Gaspar, com uma zona de lazer, entre os dois patamares, composta por várias peças de mobiliário urbano. No patamar superior foram criadas cinco hortas urbanas, que servirão o espaço edificado requalificado e a poente foi construído um pequeno anfiteatro, criando uma zona de estadia e contemplação da envolvente.

Os cinco fogos inaugurados pertencem ao núcleo A do Programa Municipal de Habitação Social – Fase 1, que conta ainda com outro núcleo composto por um fogo. Localizado na Rua Aníbal Gaspar, no cimo da vertente norte do Parque do Choupal, este núcleo é composto por quatro apartamentos de tipologia T2 e uma moradia unifamiliar de tipologia T3.

A cerimónia terminou com uma visita à Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal e com a entrega simbólica das chaves às famílias que irão ocupar as cinco habitações sociais.

Última atualização: 20.07.2022 - 16:55 horas