Inaugurada “Estátua Ecológica 100 Anos do Carnaval de Torres Vedras”

19.06.2024

estatua

No dia 15 de junho foi inaugurada a “Estátua Ecológica 100 Anos do Carnaval de Torres Vedras”, no Parque do Choupal. A obra, trabalhada com materiais naturais e de modo a respeitar o meio ambiente, foi um trabalho de Tomás Pires, que assina como ÔJE, e que contou com a colaboração de Rodrigo Silvestre.

Este foi um dos 10 projetos selecionados para concretização depois de propostos por participação popular, no âmbito das comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras. Os proponentes foram Beatriz Colares e Pedro Miranda, para quem o Carnaval, “tendo em conta a importância e o simbolismo que tem para a economia do concelho, para a imagem de Torres Vedras a nível nacional e para cada torriense em particular, merece ser relembrado na nossa cidade, num local de grande afluência diária.”

Na sua intervenção, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, referiu que “o Município tem instigado a criação artística inspirada a partir do Carnaval enquanto manifestação artística e cultural profundamente identitária e, por isso, já existem alguns exemplos de arte no espaço público que permitem progressivamente, e de forma orgânica, criar um itinerário, como é o caso do mural concebido por Nuno Saraiva.”

A vereadora reforçou que a Estátua, tendo nascido de um enquadramento participativo, é coerente com o que o Carnaval representa, sendo este um património que é detido pela comunidade.

Última atualização: 19.06.2024 - 09:16 horas