Torres Vedras

Inclusão escolar foi tema de encontro em Torres Vedras

03.03.2015

“A Educação é a arma mais poderosa que se pode utilizar para mudar o mundo”, segundo Nelson Mandela.

(Também) por essa razão teve lugar nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Escola de Serviços e Comércio do Oeste, o II Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil do Oeste, sob o mote “A inclusão de lugares contados ou a inclusão para todos?”.

Refletir sobre os novos desafios para a inclusão escolar e social de crianças e jovens, foi o objetivo central desta iniciativa, que contou com a participação de especialistas reconhecidos em diferentes áreas, como a saúde, a educação e a arte, que dirigem a sua intervenção no sentido da inclusão. As suas comunicações articularam a experiência com a apresentação de estratégias concretas, facilitadoras na interação diária com crianças/jovens e que visam potenciar as suas competências.

Essas apresentações foram levadas a cabo por Renato Paiva (Clínica da Educação), Júlia Serpa (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), Cristina Fonseca (Associação Quero-te Muito), Sara Bahia (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação), Sofia Silva (psicóloga clínica e terapeuta familiar), Ana Moscoso (Hospital D. Estefânia e Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil), Susana Pinto (Associação Gulliver), Maria Helena Martinho (educadora de infância) e Sofia Perestrelo (Associação HeArt), subordinadas às temáticas, respetivamente, “A escola para todos, os mais, os menos e os assim-assim – O que pode fazer a escola para ser mais abrangente a sua intervenção?”, “A Intervenção Precoce como forma de estimular as potencialidades da criança”, “Gestão de Comportamentos em contexto escolar – Métodos e Estratégias”, “Como incluir a sobredotação na inclusão”, “A Relação entre a Escola e Família como Prevenção do Insucesso Escolar”, “Perigos e Benefícios da Medicação em Situações de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”, “Todos Diferentes, Todos Importantes – A inclusão como forma de Desenvolvimento Humano”, “Quando a Escola constrói cultura na comunidade – Projeto de Arte Urbana no Vimeiro” e “A inclusão de jovens e adultos através da arte”.

107 participações foram contabilizadas nesta iniciativa organizada pela Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil em parceria com a Câmara Municipal.

Última atualização: 21.05.2020 - 14:12 horas
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