Torres Vedras

Interpretação do órgão histórico da Igreja da Misericórdia deu origem a CD

03.07.2020

No âmbito do programa municipal “Emergência Cultural”, teve lugar no dia 28 de junho o lançamento/apresentação do CD Torres Vedras: O Órgão Histórico da Igreja da Misericórdia, evento que foi transmitido na página de Facebook do Teatro-Cine.

Editado no ano em que a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras celebra os seus 500 anos de existência, este trabalho discográfico representa os 12 anos de atividade do referido órgão de tubos desde que foi restaurado por Dinarte Machado. Recorde-se que o órgão de tubos da Igreja da Misericórdia de Torres Vedras data de 1773, tendo sido construído por Bento Fontanes, importante organeiro galego do século XVIII. 

Obras de Domenico Zipoli (1688- 1726), Carlos Seixas (1704-1742) ou Tomaso Albinoni (1671-1750) são algumas das interpretadas naquele CD, que apresenta a paisagem sonora de um Portugal barroco, fortemente influenciada pela cultura italiana de então. 

Estiveram presentes na sessão de apresentação do CD Torres Vedras: O Órgão Histórico da Igreja da Misericórdia, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, José Elias, e o editor discográfico e representante da editora francesa FSB Musique, a qual gravou este trabalho, François Sibertin-Blanc.

A edição do mesmo contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e da Câmara Municipal. 

Na apresentação do CD, que aconteceu, como não poderia deixar de ser, na Igreja da Misericórdia, foram interpretadas peças musicais por Daniel Oliveira (organista titular do referido órgão histórico e professor de órgão na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues) e Marcos Lázaro (violinista e professor no Instituto Gregoriano de Lisboa). São, de resto, estes os intérpretes das músicas do trabalho discográfico apresentado. 

Na ocasião foi ainda recordado Vasco Fernandes, ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, falecido no início do mês de junho, tendo-lhe sido efetuada uma reconhecida homenagem pela sua dedicação ao projeto apresentado. 

O CD Torres Vedras: O Órgão Histórico da Igreja da Misericórdia está disponível em vários locais, inclusivé na própria igreja da Misericórdia de Torres Vedras. Está também disponível online em: https://www.fsbmusique.com/boutique-cd/.

Última atualização: 06.07.2020 - 16:11 horas
voltar ao topo ↑