Investigadores oriundos da Escócia visitaram espaços exteriores de escolas do Concelho

21.09.2023

Imagem da visita ao espaço exterior da Escola Básica do Ramalhal

Paul McCrorie, Anne Martin e Oliver Traynor, investigadores da Universidade de Glasgow (Escócia), visitaram no passado dia 7 de setembro os espaços exteriores das escolas básicas do Ramalhal e do Turcifal.

Esta visita, promovida e acompanhada por Frederico Lopes (da Faculdade de Motricidade Humana), teve como objetivo dar a conhecer o trabalho que está a ser realizado no Concelho de introdução de um conceito de espaço exterior escolar mais adaptado às necessidades atuais das crianças.

Recorde-se que esse trabalho, que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, em estreita colaboração com uma equipa da Faculdade de Motricidade Humana liderada pelo professor Carlos Neto, tem levado à criação de espaços exteriores escolares mais naturais, que convidam ao movimento, ao brincar livre, ao contacto com os elementos da natureza, à confrontação com o risco calculado e ao brincar criativo e não de forma estandardizada.

Considerando que os estilos de vida da sociedade têm sofrido modificações profundas nas últimas décadas, é importante olhar para os espaços exteriores escolares como espaços para brincar, mas também de aprendizagem, e que contribuam para o desenvolvimento global das crianças.

Última atualização: 22.09.2023 - 11:10 horas