Jovens apresentaram propostas no âmbito do Orçamento Participativo do Município

26.06.2023

Imagem de grupo de elementos envolvidos na sessão

No âmbito da edição deste ano do Orçamento Participativo do Município foram apresentadas 12 propostas relativas à tipologia “Ideia Jovem”, as quais foram publicamente dadas a conhecer numa sessão que teve lugar no Centro de Artes e Criatividade, no dia 16 de junho.

A tipologia “Ideia Jovem” é a inovação introduzida este ano pelo Município no seu Orçamento Participativo, sendo que por meio desta tipologia é facultada aos jovens residentes no Concelho com idades entre os 14 e os 17 anos (inclusive) a possibilidade de colocarem em prática projetos que servem os seus interesses e os da comunidade.

As 12 propostas apresentadas este ano por jovens ao Orçamento Participativo do Município foram submetidas no site desta iniciativa, entre os dias 1 de maio e 15 de junho, e seguem agora para análise técnica. Se obtiverem parecer favorável nessa fase, serão sujeitas a votação durante o mês de outubro, a qual decorrerá também no site do Orçamento Participativo do Município.

O valor reservado para a implementação dos projetos vencedores da tipologia "Ideia Jovem" é de 60.000€, sendo que a execução de cada projeto não pode exceder os 10.000€.

As propostas apresentadas foram as seguintes:

Proposta: “Ginástica para Todos”

Proponente: Maria Policarpo Bento

Local de implementação: Pavilhão desportivo da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras

Proposta: “Sala Maker”

Proponente: Joana Catarina Silva

Local de implementação: Sala 12 da Escola Básica 2,3 de São Gonçalo

Proposta: “Consulta a Mente”

Proponente: Patrícia Vultur

Local de implementação: a implementar por via digital

Proposta: “Espaço Jovem”

Proponente: Simão Patrício

Local de implementação: União das Freguesias de Carvoeira e Carmões

Proposta: “Requalificação da Escola Primária junto ao Campo de Futebol”

Proponente: Diogo Fernandes

Local de implementação: Casalinhos de Alfaiata

Proposta: “Litoral com Voleibol”

Proponente: Manuel Fernandes

Local de implementação: 7 praias do concelho de Torres Vedras

Proposta: “Construção e recuperação de Telheiros no Externato de Penafirme”

Proponente: Santiago Franco

Local de implementação: Externato de Penafirme

Proposta: “Bombos para Todos”

Proponente: Tiago Xavier da Silva

Local de implementação: concelho de Torres Vedras

Proposta: “Sala Multiusos do Grupo Desportivo de Runa”

Proponente: Bianca Santos

Local de implementação: Sede do Grupo Desportivo de Runa

Proposta: “Equipamento Gímnico para Acrobática SCT”

Proponente: Carolina Martins

Local de implementação: Pavilhão desportivo do Sporting Clube de Torres

Proposta: “Conservação de Memórias da Freguesia do Ramalhal”

Proponente: Matilde Santos

Local de implementação: Freguesia do Ramalhal

Proposta: “Caminhada Colorida”

Proponente: Maria Luís Santos

Local de implementação: Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães

A sessão de apresentação pública de propostas da tipologia “Ideia Jovem” relativas à edição deste ano do Orçamento Participativo do Município encerrou com a intervenção de Ana Umbelino, vereadora da Juventude e da Participação e Cidadania da Câmara Municipal, que elogiou as propostas que tinham acabado de ser dadas a conhecer, quer pela sua diversidade territorial e temática, quer pela sua qualidade. Ana Umbelino realçou ainda a assertividade dos jovens que apresentaram as propostas, tendo nessa sequência se congratulado com a força intelectual e criativa existente no Concelho. “A Democracia renasce a cada geração”, afirmou, em conclusão.

Os projetos vencedores da edição deste ano do Orçamento Participativo do Município relativos à tipologia “Ideia Jovem” serão conhecidos no dia 7 de novembro.

Última atualização: 13.09.2023 - 12:55 horas