Jovens foram sensibilizados para a adoção de comportamentos saudáveis durante o Carnaval

16.02.2023

Imagem da ação de sensibilização realizada na Escola Secundária Henriques Nogueira

Realizou-se recentemente um conjunto de ações de sensibilização junto de alunos do ensino secundário de estabelecimentos de ensino do Concelho para a prevenção de comportamentos de risco durante a realização do Carnaval de Torres Vedras.

Cerca de 1.300 alunos (da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, do Externato de Penafirme, da Escola Secundária Henriques Nogueira, da Escola Secundária Madeira Torres, da Escola Internacional de Torres Vedras e do núcleo de Torres Vedras do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica) participaram nessas ações, nas quais se sensibilizou para questões relacionadas com o consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas, e em que se transmitiram algumas informações relevantes relacionadas com o referido evento, no sentido do mesmo ser vivido em segurança.

Tratou-se de uma iniciativa do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal, levada a cabo em parceria com o Destacamento Territorial de Torres Vedras da Guarda Nacional Republicana (por meio dos militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do mesmo), a Polícia de Segurança Pública (por meio de agentes afetos ao Programa “Escola Segura”) e a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste-Sul.

Importa também referir que o Académico de Torres Vedras, por meio do projeto “Atitude Positiva”, tem desenvolvido ações destinadas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico dos agrupamentos de escolas do Concelho, com o intuito de criar condições mais favoráveis para a adoção de comportamentos saudáveis, que se reflitam em eventos como o Carnaval de Torres Vedras.

De referir ainda que no decorrer do mesmo será realizado um conjunto de ações pela Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, as quais consistirão em testes de álcool no ar expirado, na distribuição de preservativos e na sensibilização relativamente aos efeitos do consumo do álcool e de outras substâncias psicoativas.

Última atualização: 22.02.2023 - 12:18 horas