Jovens inauguram proposta do Orçamento Participativo no Externato de Penafirme

17.06.2024

op

No passado dia 14 de junho foi inaugurada a concretização do projeto 75 da 7ª edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras, denominado “Construção e recuperação de Telheiros no Externato de Penafirme”.

O projeto foi submetido em 2023 na tipologia “Ideia Jovem” pelo proponente Santiago Franco, aluno da escola, tendo construído a proposta com colegas de turma no âmbito do Jogo do Município do projeto My Polis, cujos representantes se encontravam também no local.

Presente esteve também a vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, que usou da palavra para felicitar os alunos que são “um exemplo para outros jovens” por terem reconhecido uma necessidade na sua escola, imaginado uma solução e tomado a iniciativa para a sua concretização.

A vereadora acrescentou que a Câmara Municipal visa fomentar “um ecossistema de participação que começa muito cedo, com o Conselho das Crianças, e que se estende longitudinalmente a todos os cidadãos ao longo de um continuum etário, convidando-os a pensar sobre o local onde habitam”. “Todos somos atores de transformação”, referiu, acrescentando que o exercício de cidadania começa pela escuta e atenção para que se identifiquem as necessidades existentes, de modo a criar a mobilização para transformar.

Na sua intervenção, o diretor pedagógico do Externato de Penafirme, o padre Carlos Silva, referiu que “há sempre uma parte do mundo que está ao nosso alcance para mudar, conservar ou arranjar. Este telheiro é prova deste ensinamento.”

Este projeto, que visava a reparação e expansão da zona de cobertura existente para proteção dos alunos enquanto aguardam pela chegada dos autocarros, representa um investimento de 9.779€.

Última atualização: 17.06.2024 - 16:25 horas