Lagar, a Plataforma Criativa que liga a fotografia à vinha e ao vinho
30.08.2018
Lagar – Plataforma Criativa para a Cidade Europeia do Vinho 2018 é a atividade que pretende aliar a fotografia à vinha e ao vinho de Torres Vedras e Alenquer. A iniciativa, promovida pela Cooperativa de Comunicação e Cultura, apresenta três segmentos que decorrem até dezembro – Desengace, Pisar e Colheitas – e que pretendem potenciar a valorização do património vinícola deste território.
Miguel Duarte, Patrícia Corrêa e Nuno Leão foram os artistas selecionados para o Desengace - Concurso de Fotografia, integrando, durante os meses de setembro e outubro, residências artísticas de 10 dias que irão decorrer na região. Vasco Barata, artista convidado e curador do Desengace, considera que o objetivo deste segmento do Lagar passa por trazer novas visões sobre estes territórios, gerando novos discursos e tendências na fotografia contemporânea.
Pisar – Maratonas Fotográficas é outra das atividades que integra esta plataforma, apresentando um programa destinado a 50 participantes, que se divide em três rotas a decorrer nos dias 15 de setembro, 6 e 20 de outubro. Os trabalhos originados no âmbito do Desengace e do Pisar darão origem a uma exposição coletiva, que será inaugurada em Torres Vedras, a 1 de novembro, e em Alenquer, a 1 de dezembro. Será ainda lançado o Catálogo Final do Lagar, com o objetivo de perpetuar no tempo o património material e imaterial do que de melhor existe em Torres Vedras e Alenquer.
Até ao final do ano decorre ainda o Colheitas - Instantâneos Fotográficos, o concurso de Instagram que vai selecionar as melhores fotografias publicadas naquela rede social com a hashtag #lagar2018.