Linhas de Torres Vedras são monumento nacional
02.03.2018
O conjunto fortificado das Linhas de Torres Vedras foi declarado património nacional, informou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) esta sexta-feira.
A proposta de classificação foi aprovada na reunião de 21 de fevereiro do conselho diretivo daquele órgão, que pretende, desta forma, salvaguardar o património associado às Linhas de Torres Vedras.
114 das 128 estruturas militares contempladas na candidatura, como fortes e estradas militares da primeira e segunda linhas defensivas, foram classificados.
Além da classificação, em vigor a partir desta sexta-feira, será criada uma zona especial de proteção em torno de cada uma destas estruturas.
Sob orientação do general inglês Wellington, as Linhas de Torres Vedras foram construídas para defender o país da terceira invasão napoleónica.
Os trabalhos de construção do sistema defensivo iniciaram-se no outono de 1809 e, num período inferior a um ano, construíram-se 126 fortificações, estradas militares e outros sistemas de defesa com base em barreiras naturais.