Livro dedicado à arquitetura do Centro de Artes e Criatividade foi apresentado

16.07.2024

Imagem do momento da alocução de Paulo Catrica

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras: o CAC, a Cidade e a Praça, livro que aborda o Centro de Artes e Criatividade com um enfoque especial no seu processo de conceção, foi apresentado no passado dia 12 de julho, no auditório desse equipamento cultural municipal.

A publicação é composta por: uma conversa entre André Tavares e José Neves, o arquiteto do Centro de Artes e Criatividade, na qual é abordado o processo de elaboração do projeto deste equipamento, bem como temáticas da área da arquitetura associadas; um conjunto de fotografias da autoria de Paulo Catrica, com legendas que enquadram os espaços focados; e um conjunto de desenhos técnicos do projeto do Centro de Artes e Criatividade.

Na sessão de apresentação do livro esteve presente a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que referiu na ocasião o facto de o Centro de Artes e Criatividade ser um espaço muito desejado pelo Município, o qual foi pensado com bastante antecedência, tendo sido sempre consensual a opção de dedicá-lo à temática do Carnaval. Ainda na sua intervenção, Laura Rodrigues recordou a execução do edifício no contexto do “Encosta”, sendo que atualmente os residentes na zona abrangida por esse programa sentem-se reconhecidos e identificados com as obras realizadas e os espaços criados no âmbito do mesmo.

O professor e fotógrafo Paulo Catrica abordou, por seu lado, na sessão de apresentação da referida publicação, o seu trabalho de registo fotográfico do Centro de Artes e Criatividade, o qual se desenvolveu, segundo ele, em momentos e contextos diferentes, e com o tempo de maturação necessário.

Já o arquiteto José Neves frisou a importância da elaboração de livros na área da arquitetura, na medida em que, segundo as suas palavras, a arquitetura é uma arte perene e esses livros permitem registar para a posteridade o trabalho dos arquitetos, o qual ganha forma nos projetos de arquitetura.

Após o momento de alocuções, a sessão de apresentação do livro Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras: O CAC, a Cidade e a Praça prosseguiu com uma visita guiada ao Centro de Artes e Criatividade conduzida por José Neves, no decorrer da qual se abordou aspetos relativos à elaboração do projeto desse equipamento nos espaços respetivos. A sessão chegou ao seu término na cafetaria Foliateca, onde se brindou à publicação apresentada e o arquiteto José Neves autografou vários exemplares da mesma.

É de referir que Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras: O CAC, a Cidade e a Praça é um livro que representou um investimento de 15.613,10 €, o qual foi financiado em 12.490,48 € pelo Programa Operacional Assistência Técnica do Portugal 2020, decorrendo esse financiamento do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) da União Europeia.

Última atualização: 27.08.2024 - 18:33 horas