Lucas Silveira venceu o Estrella Galicia Santa Cruz Pro

22.04.2022

Fotografia dos finalistas, de Hugo Rocha e da presidente da Câmara Municipal

Santa Cruz recebeu o Estrella Galicia Santa Cruz Pro presented by Noah Surf House de 12 a 16 de abril. O brasileiro Lucas Silveira foi o grande vencedor da prova de qualificação (QS) masculina de categoria 3.000 da Liga Mundial de Surf (WSL).

Em competição estiveram mais de 130 atletas, que disputaram aquela que foi a última etapa do QS regional europeu masculino de 2021-2022. Na final, Lucas Silveira bateu o francês Gatien Delahaye, numa bateria bastante disputada.

Entre os 30 portugueses em prova, estiveram os surfistas locais Gustavo Viana e Francisco Cruz, que receberam os dois wildcards atribuídos pela organização. Gustavo Viana, de 13 anos, foi o atleta mais jovem em prova.

Antes da final foi realizada uma Expression Session que contou com a presença de Hugo Rocha, atleta de surf adaptado da Associação Sealand Santa Cruz. Esta associação é apoiada pela Câmara Municipal de Torres Vedras no âmbito do Programa de Apoio ao Desporto para Pessoas com Deficiência, que visa apoiar associações do Concelho que promovem a prática desportiva para pessoas com deficiência.

Esta foi a sexta vez que Santa Cruz recebeu uma prova da WSL. A primeira edição do Santa Cruz Pro decorreu em 2016 e valia 1.000 pontos. O evento voltou ao litoral do Concelho nos anos seguintes (2017, 2018, 2019 e 2021), passando a valer 3.000 pontos.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, “Santa Cruz é conhecida por todos os surfistas, mas efetivamente, precisávamos de uma prova âncora. Este tem sido esse evento que tem dado nome a Santa Cruz. É um evento de repercussão em termos mundiais e temos visto o resultado disso".

Última atualização: 22.04.2022 - 18:21 horas