Made in Torres Vedras de 2025 encerrou com programação de Natal
16.12.2025
No dia 13 de dezembro decorreu mais um evento Made in Torres Vedras nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras. Esta edição, subordinada ao tema “Natal”, contou com atividades diversas, entre as quais um workshop de maquilhagem para festas. Dinamizada pela maquilhadora Marisa Lúcio, a sessão permitiu aos participantes saber mais sobre os cuidados com a pele, diferentes produtos e técnicas de maquilhagem, ao experimentar métodos profissionais de aplicação.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras estiveram presentes com o “Ponto Circular”, um ponto de troca para roupas em bom estado e com uma oficina criativa de enfeites de Natal, em que foram usados desperdício têxtil.
A Associação Cultural Collective Movement marcou presença com o Projeto Fabulae, convidando os visitantes a jogar jogos de tabuleiro e n’ “O Rei Manda… Brincar” as crianças e famílias puderam desfrutar da tarde no recinto do IVV em brincadeira livre.
No espaço estiveram também marcas torrienses a participar no mercado de rua, dando a conhecer os seus produtos e serviços.
A exposição desta edição coube a João Mota, que deu a conhecer a arte do modelismo através de peças criadas representativas da Força Aérea Portuguesa, do Exército Português e elementos relacionados com o universo fantástico, que incluiu figuras de Wargames. Contrariando a ideia de que o modelismo é “brincar com bonecos”, João Mota demonstrou que esta prática exige motricidade fina, domínio de técnicas artísticas e, frequentemente, investigação para cumprir com um rigor histórico ou literário.
O final de tarde ficou marcado pela prova comentada de vinhos e chocolates “Harmonia de Sabores”, uma experiência sensorial única que convidou a descobrir a combinação perfeita entre os vinhos de Torres Vedras e os chocolates belgas Léonidas. A dinamização coube à garrafeira Tesouros de Baco e à Leónidas Torres Vedras.
O Made in Torres Vedras encerrou esta que foi a sua última edição de 2025 com o concerto de Rúben Monteiro e Carla Costa. Os músicos fizeram uma abordagem a três das suas mais recentes obras dedicadas "Kairós", "Chronos" e "Nubero".
O ciclo de programação Made in Torres Vedras deu a conhecer alguns dos elementos que tecem a identidade deste território de abril a dezembro de 2025, nesta que foi a sua segunda edição.
Através da valorização e divulgação dos ativos locais que são diferenciadores na oferta turística, na qualidade de vida ou na descoberta de novos talentos e criações, a programação pretendeu convidar os torrienses a apresentar e conhecer ideias, descobrindo também novas formas de as apresentar ao mundo.



