Made in Torres Vedras encerra ciclo de programação de 2024 com a Orquestra Danada
09.12.2024
No dia 7 de dezembro realizou-se mais um evento do ciclo Made in Torres Vedras nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), desta vez dedicado ao tema “crescer em Torres Vedras”. Da programação desta última edição de 2024 fizeram parte várias atividades, como a sessão de filminhos infantis "Sem os meus amigos não sou ninguém”. Dinamizada pelo Académico de Torres Vedras, a sessão abordou a importância da amizade junto dos mais novos.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras marcaram presença com o “Workshop Pais e Filhos”, que convidou os participantes a fazer embrulhos e enfeites para a árvore de Natal com reaproveitamento de tecidos. Esteve também em funcionamento o “Ponto de troca de roupa e acessórios”, uma iniciativa que pretende ajudar a reduzir o desperdício de têxteis.
O “Workshop de reparação de instrumentos musicais” foi dinamizado pelos Sons da Música, que ensinaram a reparar instrumentos cordofones, como violas, bandolins ou cavaquinhos.
Durante a tarde, o “O Rei manda... brincar no Made in Torres Vedras!” concentrou a atenção dos mais pequenos, que puderam explorar, criar e fazer novos amigos no espaço amplo do IVV. Os professores da atividade de enriquecimento curricular Um Dó Li Tá facilitaram as brincadeiras, como promotores do brincar.
Em exposição estiveram as ilustrações de Pedro Loureiro, ilustrador do livro "Ser Torriense", cuja a presentação pública aconteceu no dia 6 de dezembro. As imagens fazem referência, como o livro, a hábitos e características dos torrienses que lhes são mais reconhecíveis. O livro vai estar à venda nos postos de turismo de Torres Vedras e Santa Cruz.
Como tem vindo a ser habitual nos eventos Made in Torres Vedras, foi realizada uma conversa aberta ao público, na qual participaram três convidados: Fernanda Monteiro, Cristina Crespo e Miguel Contreras. Subordinada ao tema desta edição, “crescer em Torres Vedras”, a conversa incidiu sobre os motivos que os levaram a mudar-se para Torres Vedras, convidando à partilha de experiências.
A tarde chegou ao fim com a prova da colheita tardia da Quinta da Folgorosa e com o ensaio aberto da Orquestra Danada, que convidou as crianças que estavam no IVV a conhecer alguns dos instrumentos musicais. Seguiu-se o concerto da Orquestra, dando por terminada esta edição e o ciclo de programação de 2024.
O Made in Torres Vedras regressa em 2025, acontecendo no segundo sábado de cada mês a partir do mês de abril.