Magrebe e Brasil visitaram este ano o festival “Acordeões do Mundo”

14.11.2016

“Aproximação de mundos e de civilizações através do acordeão” foi o mote da edição deste ano do festival Acordeões do Mundo, que teve a sua 13.ª edição entre os dias 27 de outubro e 12 de novembro.

Desde a música do libanês Elias Lammam, considerado o melhor acordeonista microtonal, até à sonoridade de raiz folclórica do gaúcho Renato Borghetti, passando pelo estilo único da atriz e acordeonista egípcia Youssra El Hawary e pelo projeto nacional Fandango, que resulta de uma mistura exótica de melodias portuguesas com beats de eletrónica, foram várias as geografias e mundos musicais que passaram pelo palco do Teatro-Cine neste evento.

Mas o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, como se sabe, não se esgota na realização dos concertos naquele espaço cultural municipal. É complementado pelas “Merendas do Acordeão” com as quais se privilegia a partilha da música em espaços de convívio, como cafés, bares, tascas, restaurantes e hotéis. Pretende-se com estas atuações de acordeonistas tradicionais promover a vivência do espaço público, retirando a cultura das salas de espetáculo e espraiando-a por espaços sociais onde os cidadãos se encontram, além de se possibilitar a descoberta do território, do património e da ruralidade do concelho.

O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo foi em 2016 uma organização da Câmara Municipal; patrocinado pelo Arena Shopping; apoiado pelo Oeste Portugal; teve como água oficial a Água do Vimeiro; e como hotel oficial o Ô Hotel Golf Mar.

Mais informação sobre este festival pode ser obtida no respetivo site.

Recorde-se que o mesmo integra-se nas Festas da Cidade, as quais foram organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:50 horas