Mais um passo para a conclusão da variante a A dos Cunhados
31.10.2019
A Câmara Municipal aprovou na sua reunião pública realizada no dia 29 de outubro, em Dois Portos, a futura contratação de um “empréstimo de médio prazo para financiamento da construção de ponte e rotundas integradas na variante a A dos Cunhados”.
O montante desse empréstimo será de um valor de até 1.100.000 euros, sendo agora a deliberação do executivo municipal remetida à Assembleia Municipal para eventual aprovação.
De referir que a variante a A dos Cunhados, uma obra com uma extensão de 3km, permite o desvio do tráfego do interior desta vila, especialmente de veículos pesados.
Com a construção desta via, a ligação entre a EN8-2 e Santa Cruz passando pela EM562 passará assim a fazer-se de uma forma mais segura, cómoda e rápida, com óbvias vantagens tanto para os utentes da via, que não necessitam de passar pelo interior de A dos Cunhados, como para os residentes desta localidade.
De facto, a significativa redução do número de veículos, sobretudo pesados, que deixa de circular dentro daquela vila, contribuirá para a melhoria da segurança e da qualidade ambiental da mesma, nomeadamente ao nível do ruído e da poluição atmosférica.
A obra da variante a A dos Cunhados iniciou-se, relembre-se, com a limpeza e movimentação de terrenos, o alargamento dos troços existentes, a regularização do pavimento e a construção de infraestruturas de saneamento básico, tendo posteriormente se aplicado tout-venant e revestimento superficial betuminoso.
Em termos do seu traçado, foram aproveitados alguns troços de caminhos existentes, sendo que o troço nascente, entre a futura ponte e a EM 562, será completamente novo.
A execução das referidas ponte e rotundas e consequente finalização da construção da variante a A dos Cunhados está prevista para 2021.